A Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) participou, a convite do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), da terceira edição do Seminário Espaço em Pauta, que teve como tema “Nova Era Espacial: Reflexões sobre Geopolítica e Segurança”.

O evento aconteceu em Brasília nos dias 17 e 18 de setembro, no auditório da Escola Superior de Defesa.

A abertura do Seminário contou com a participação do Ministro de Estado da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e do Ministro de Estado Chefe do GSI/PR, Marcos Antonio Amaro dos Santos.

O evento reuniu o alto escalão dos órgãos que integram o Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB), além de representantes de elevado nível decisório de outros órgãos e entidades que atuam no setor espacial brasileiro, de integrantes da academia, da indústria nacional espacial e da sociedade civil organizada.

Dezenas de participantes acompanharam os debates presencialmente e também através de transmissão online, o que permitiu interações remotas.

A programação contemplou tópicos relevantes sobre Geopolítica e Segurança das atividades espaciais, com o objetivo de fomentar diálogos construtivos entre os presentes e proporcionar uma compreensão atualizada sobre esses temas.

O presidente da AIAB, Julio Shidara, participou do painel 2: Geopolítica Espacial, abordando as percepções da sociedade em relação ao setor espacial. Sua apresentação teve como objetivo demonstrar que uma infraestrutura espacial Brasileira é estratégica para os interesses nacionais.

Julio Shidara recomendou que o plano de comunicação social proposto pelo GT8 do CDPEB em 2018 seja colocado em prática, argumentando que a causa raiz do problema de subfinanciamento do PEB está na falta de compreensão da sociedade e de tomadores de decisão do papel estratégico da infraestrutura espacial no desenvolvimento social e econômico do Brasil.

“Caso o Brasil passe a investir com prioridade no PEB, a indústria espacial brasileira passará a ser protagonista no cenário global em menos de uma década, devido ao grande diferencial do profissional brasileiro. Temos o mesmo DNA da respeitada indústria aeronáutica”,

afirmou Shidara.

O presidente da AIAB manifestou, ainda, sua forte convicção de que um país não consegue garantir, verdadeiramente, a sua soberania sem que possua autonomia tecnológica em seus sistemas de infraestrutura crítica bem como em plataformas e sistemas de armas empregados pelas suas Forças Armadas.

Com informações e imagens da AIAB


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOLs

Destaques do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024: