O ecossistema em volta dos eVTOLs, as aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, está repleto de incertezas. De todos os lados. E que vão desde o desenvolvimento dos veículos, passando pelas certificações e operação do tráfego aéreo, infraestrutura de solo, preparação das cidades e a fase de escala. Por isso, a mitigação dos riscos é fundamental para que o setor de mobilidade aérea avançada decole para valer não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Para saber como esses riscos podem ser mitigados, a professora e pesquisadora na La Salle International School of Commerce and Digital Economy – Barcelona, Aruana Rosa, realizou 164 entrevistas e analisou centenas de documentos e artigos entre setembro de 2022 e julho de 2023. Com base nisso, elencou 45 incertezas nesse setor. Entretanto, encontrou também 50 estratégias para lidar com esses riscos.
A pesquisa se transformou em uma tese de Doutorado entitulada Uncertainty Managament in Nascent Ecosystems: A Process Data Analysis of The eVTOL Case Study, com dupla titulação, na La Salle e na Unisinos, e publicada em 2024. E já se tornou um documento chave para a comunidade da mobilidade aérea, como uma base e um guia, especialmente para novos entrantes nesse mercado. A tese pode ser acessada no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos, clicando aqui.
Para explicar não só a pesquisa, mas também opinar sobre esse setor emergente, a professora Aruana Rosa participou de uma live organizada pelo Expo eVTOL. A live Gestão de incertezas no ecossistema do eVTOL aconteceu na última terça-feira (24) com transmissão simultânea no YouTube, LinkedIn e Facebook.
Assista ao replay na íntegra e o conheça melhor como os principais atores do mercado de eVTOLs estão trabalhando para mitigar os riscos e viabilizar a mobilidade aérea avançada em larga escala. A live foi moderada pelo CEO da MundoGEO, Emerson Granemman, e o jornalista a MundoGEO, Gustavo Ribeiro.
Expo eVTOL 2025
O propósito do evento Expo eVTOL 2025 é realizar, de 3 a 5 de junho no Expo Center Norte – Pavilhão Azul, em São Paulo (SP), uma feira e um fórum, com tradução simultânea (português, espanhol e inglês) com especialistas brasileiros e internacionais.
Helicópteros e principalmente aviões têm muito a inovar, mas a Aviação do Futuro está sendo liderada pela revolução provocada pelas aeronaves eVTOL e o novo mercado de Mobilidade Aérea Avançada (AAM, na sigla em inglês) que está prestes a decolar. Hoje, diversos fabricantes estão em estágio avançado de desenvolvimento de eVTOLs, os veículos elétricos de decolagem e pouso na vertical, e similares. Alguns estão muito próximos de obter a certificação das autoridades aeronáuticas para iniciar a operação comercial.
Trata-se, portanto, de uma tecnologia disruptiva que vai mudar a mobilidade das cidades e mesmo de regiões rurais, seja com o transporte de passageiros ou de cargas, e mesmo para aplicações mais específicas, como emergências médicas, segurança, entre outras.
Veja os destaques da edição de 2024: