A Planet Labs acaba de anunciar a renovação de contrato de 12 meses com a Polícia Federal do Brasil para monitoramento diário sobre florestas tropicais ameaçadas. O contrato tem um valor de sete dígitos e foi formalizado por meio da SCCON Geospatial, parceira da Planet no país.

Com a ajuda de imagens diárias de satélite, agentes públicos relataram ter arrecadado quase 3 bilhões de dólares em multas, bens apreendidos e ativos congelados relacionados à extração ilegal de madeira e mineração. Segundo o comunicado oficial, isso representa um retorno de 7.500% sobre o investimento para esta iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Por meio do Programa Brasil MAIS, o contrato renovado permitirá que mais de 100 mil usuários e mais de 500 instituições públicas continuem monitorando 8,6 milhões de quilômetros quadrados de território brasileiro e áreas costeiras marinhas.

A Polícia Federal do Brasil mantém a ordem e protege a propriedade do país de atividades ilegais. O desmatamento ilegal ameaça criticamente a saúde da Floresta Amazônica. Seu enorme tamanho torna impossível para as autoridades verem fisicamente ou estarem em todos os lugares ao mesmo tempo. Desta forma, as imagens diárias de satélite do Planet não apenas ajudam os parceiros da RedeMAIS a mapear e monitorar a massa terrestre do país, mas também agora ajudam a alertar os usuários sobre mudanças quase em tempo real na cobertura florestal.

Com informações e imagens da SCCON e Planet


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOLs

Destaques do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024: