A Lilium concluiu a primeira ativação dos sistemas de seu eVTOL totalmente elétrico Lilium Jet. O procedimento de teste bem-sucedido no primeiro Lilium Jet em produção, o MSN 1, representa uma conquista significativa no caminho para o primeiro voo e a certificação. Esse teste confirma que a aeronave está sendo construída de acordo com o projeto da plataforma da Lilium e que os sistemas de voo estão funcionando corretamente.

Ao ligar a aeronave, a alta tensão (900 Volts) é aplicada à aeronave e convertida para alimentar os sistemas elétricos e aviônicos de baixa tensão – incluindo a tela do cockpit, os controles de voo, os sistemas de comunicação, navegação e vigilância. Esse marco corresponde ao procedimento habitual de teste de aceitação de inicialização usado na fabricação de aeronaves comerciais convencionais.

Stephen Vellacott, CTO da Lilium, comentou: “A ativação é uma importante porta de qualidade no processo de produção de qualquer aeronave comercial. Os dois jatos Lilium que estão agora em nossa linha de montagem final, e os que estão por vir, serão aeronaves em conformidade, construídas de acordo com as especificações de nossa organização de projeto, segundo processos documentados e de acordo com os procedimentos aeroespaciais estabelecidos. Quando se trata de produção de aeronaves, o controle de processos, a repetibilidade, a rastreabilidade e, acima de tudo, a segurança são fundamentais. A conquista desse primeiro marco de ativação demonstra que estamos no caminho certo.”

O MSN 1 deve se tornar a aeronave de teste de laboratório da Lilium, ou “ironbird”. Ele será uma aeronave totalmente funcional e um recurso fundamental para o programa de certificação, sendo usado para comprovar a segurança de voo e a conformidade com os requisitos de aeronavegabilidade. O segundo Lilium Jet, MSN 2, também atualmente em montagem final, é a primeira aeronave que a Lilium pretende voar com um piloto a bordo no início de 2025. A produção da fuselagem do MSN 3 está em andamento no fornecedor. A Lilium pretende voar um total de seis aeronaves de teste até a certificação de tipo e a entrada em serviço, prevista para 2026.

Em agosto deste ano, a Lilium concluiu com sucesso a primeira fase de testes de integração elétrica no laboratório de sistema de energia elétrica (EPSL) dedicado da empresa, um equipamento de teste que reproduz o trem de força completo do Lilium Jet, da bateria ao motor, fora da aeronave em um ambiente de teste controlado. Até o momento, a Lilium testou com sucesso várias funcionalidades elétricas essenciais no EPSL, incluindo distribuição de alta tensão, conversão e distribuição de baixa tensão, relatórios de saúde e sistemas de carregamento.


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOLs

Veja abaixo como foi o Expo eVTOL 2024: