A Speedbird Aero e a Vale concluíram com sucesso a primeira operação de logística com drones na Mina de Carajás (a maior mina de minério de ferro do mundo, localizada no estado do Pará, no Norte do Brasil), transportando amostras minerais entre a mina e o laboratório da Vale, marcando um avanço inovador na aplicação da tecnologia de drones na indústria de mineração.
A operação utilizou a aeronave Speedbird Aero DLV-2 E35, que transportou amostras minerais por uma distância de 42 km em apenas 45 minutos, reduzindo significativamente o tempo de transporte em comparação com o transporte rodoviário tradicional, que pode levar até quatro horas devido às condições climáticas e da estrada.
O DLV-2 E35, uma aeronave multi-rotor de 35 kg de MTOW (peso máximo de decolagem) projetada para longas distâncias, voou a 500 metros acima do solo para navegar pelos amplos vales e colinas da região. Com o apoio e a coordenação de órgãos reguladores, incluindo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a operação seguiu os mais altos padrões de segurança.
O sucesso desta missão foi possível graças à tecnologia avançada empregada, aliada à expertise, dedicação e estreita colaboração das equipes da Speedbird Aero e da Vale. Juntas, garantiram a execução impecável de todos os processos, superando desafios e alcançando eficiência e segurança excepcionais.
Este projeto piloto representa um marco importante no uso de drones como uma solução logística inovadora e de alto impacto para a indústria de mineração e destaca o potencial para futuras colaborações entre a Vale e a Speedbird Aero.
Mais informações: https://speedbird.aero
Com informações e imagens da Speedbird Aero
Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs
Conheça nossas próximas feiras anuais:
DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL
Destaques da última edição: