Em 17 de dezembro passado, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) firmaram um novo Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que reforça o vínculo entre as instituições.

Essa parceria já havia resultado, em 2022, no primeiro relatório nacional sobre tecnologias espaciais, que mapeou patentes nacionais com potencial para contribuir com o Programa Artemis.

Liderado pela NASA e com participação da AEB, o Programa Artemis busca retomar a exploração lunar e abre grandes perspectivas para o desenvolvimento tecnológico e econômico.

Em 2021, o Brasil se tornou a 12ª nação a assinar os Acordos Artemis, um compromisso internacional que visa garantir a cooperação pacífica e transparente na exploração espacial.

Mapeamento de tecnologias espaciais

O novo ACT visa continuar o mapeamento de tecnologias espaciais, ampliando o acesso, a classificação e a análise de patentes relacionadas ao setor.

Um dos focos será o aprofundamento de tecnologias que possam ser aplicadas no Artemis, o que garante maior integração do Brasil às iniciativas de exploração espacial.

Além disso, a parceria permitirá a criação de cursos sobre registro de patentes e prospecção tecnológica voltados ao setor espacial, que estarão disponíveis na plataforma AEB Escola Virtual. O objetivo é capacitar profissionais e fortalecer o desenvolvimento tecnológico no Brasil.

De acordo com o Diretor de Inteligência Estratégica e Novos Negócios da AEB, Paolo Gessini, esta parceria representa um avanço estratégico para o setor espacial brasileiro.

“O Acordo vai possibilitar o mapeamento mais aprofundado de tecnologias espaciais e a oferta de capacitação em propriedade intelectual, com o objetivo de ampliar a base de inovação no país, além de contribuir diretamente para o desenvolvimento de novas tecnologias que podem transformar o Brasil em um ator ainda mais relevante no cenário espacial internacional”,

disse.

O extrato do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) foi publicado no Diário Oficial da União e pode ser acessado aqui.

Com informações e imagens da AEB


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs

Conheça as empresas expositoras na feira e a programação de cursos, seminários e fóruns dos eventos que acontecem de 3 a 5 de junho de 2025 em São Paulo (SP). A inscrição antecipada com desconto já está aberta e as vagas são limitadas! Acesse:
DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL

Destaques da última edição: