Entenda como começar 2025 com a inscrição da usa empresa no Ministério da Defesa:

O mercado de aerolevantamentos com drones

Há praticamente oito anos, em 30 de janeiro de 2017, a Albatroz Brasil Drones foi pioneira ao realizar um webinar no portal da MundoGEO com o seguinte título: Drone DJI Phantom: porta de entrada para a Aerofotogrametria? Entenda…

Neste webinar fizemos o lançamento do curso “DJI Phantom – Porta de Entrada na Aerofotogrametria”. O curso foi um enorme sucesso. Vieram 170 profissionais do Brasil inteiro, durante 3 anos, fazer o curso conosco.

Foi um curso presencial, com teoria e prática. Na época não se acreditava que fosse possível realizar um aerolevantamento com um Phantom em que se produzisse produtos decorrentes de qualidade. Era possível sim.

Mas muita gente entrou nesse mercado sem conhecimento técnico para tal. Muita coisa ruim foi produzida e o que parecia ser um grande negócio, acabou virando uma decepção.

O sonho de se ter um custo extremamente baixo para realizar aerolevantamentos de pequenas áreas, desmoronou. Justamente quem não acreditava ser possível realizar um aerolevantamento de qualidade com um Phantom, eram os profissionais da área de cartografia, topografia e geodésia.

Porém, alguns profissionais desta área, com grande experiência, resolveram experimentar essa nova ferramenta. E viram que conseguiam criar produtos de qualidade.

Aos poucos, esses bons profissionais foram mostrando ao mercado que o drone veio para ficar. Era uma ferramenta barata, que economizava tempo e dinheiro, entregando produtos de qualidade. Com isso o mercado foi evoluindo aos poucos.

Assessoria para inscrição no Ministério da Defesa

Em março de 2021 eu comecei a pesquisar a legislação para a inscrição de empresas que operavam drones, no Ministério da Defesa. No dia 23 de março de 2021 eu baixei uma lista com a relação das empresas de aerolevantamento inscritas no Ministério da Defesa. Havia 49 empresas, incluindo as tradicionais, que utilizavam aviões tripulados

Em abril a Albatroz Brasil Drones foi pioneira mais uma vez, lançando o trabalho de assessoria para inscrição no Ministério da Defesa. De lá para cá, inscrevi 93 empresas.

Hoje, 14 de janeiro de 2025, tirei uma lista com a relação das empresas inscritas no Ministério da Defesa e segundo essa lista, temos 229 empresas inscritas.

Evolução das empresas

No início os drones utilizados eram o Phantom 4. Nos anos seguintes surgiram o Phantom 4 Pro, o Mavic e Mavic 2 Pro.

Um Phantom 4 era muito barato. Já com os novos lançamentos os valores foram subindo e o combo de um Mavic 2 Pro chegou a custar em torno de R$18.000,00.

Raras eram as aeronaves de asas fixas, cujos valores eram muito mais elevados. Presenciei a evolução dos equipamentos e das empresas.

Hoje o que mais temos são os Mavic 3E RTK, Matrice 350 RTK, sensores Zenmuse P1, Zenmuse L1 e Zenmuse L2, Alpha Air 450. Estes três últimos sensores LIDAR.

E o Arator RTK, aeronave de asas fixas. Equipamentos que com exceção do Mavic 3E, passam dos R$100.000,00.

Isto demonstra a evolução do mercado. As empresas estão investindo em equipamentos de alta tecnologia. E estão obtendo retorno.

Mas ainda temos muitas empresas que estão utilizando os Mavics e por último os DJI Air 2S com sucesso. Crescendo para investir em equipamentos mais caros.

Esta é a realidade do mercado e das empresas atualmente. Um aumento na demanda e na sofisticação das empresas para atender essa demanda.

Não importa o tamanho e o estágio da sua empresa hoje. Se você ainda não tem a inscrição no Ministério da Defesa, a hora de tratar disso é agora.

A grande maioria das licitações já exige inscrição no Ministério da Defesa. As grandes empresas particulares também passaram a exigir. Não deixe essa oportunidade passar.

Eu sou a pessoa certa para lhe prestar assessoria. Venha fazer parte da relação das empresas inscritas no Ministério da Defesa e aumente a sua atuação nesse mercado.

Eu trabalho com um número máximo de empresas que posso atender ao mesmo tempo e estou sempre dentro desse limite.

Nas duas últimas semanas abriram 3 vagas. Uma delas já foi preenchida. As duas que sobraram, não vão durar muito.

Não perca tempo! Procure-me hoje mesmo. A melhor maneira de falar comigo é via WhatsApp: 13 99131 0575.

* Floriano Peixoto – Diretor da Albatroz Brasil Drones


A Albatroz Brasil Drones está confirmada como expositora na feira DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, de 3 a 5 de junho no Expo Center Norte – Pavilhão Azul, em São Paulo (SP).


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs

Conheça nossas próximas feiras anuais:
DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL

Destaques da última edição: