Em um momento de crescente preocupação ambiental, o aplicativo Carbono Neutro surge como uma ferramenta inovadora para quem quer compensar a própria pegada de carbono de forma prática e acessível.
Com a promessa de transformar a rotina de consumo consciente, o aplicativo, dedicado a despertar a consciência ecológica e da sustentabilidade, permite que cada usuário (pessoa física ou empresas) negative sua queima de carbono individual, levando em conta aspectos do cotidiano como transporte, uso de energia e até o tipo de alimentação. Estudos indicam que uma pessoa pode emitir de quatro a dez toneladas de carbono por ano.
Para Ivan Pinheiro, diretor comercial da RDG Eco Finance, empresa desenvolvedora do aplicativo, falar de ESG para grandes empresas já foi superado.
“O desafio atual é com a população de massa, fazendo rodar a economia verde e fomentar recursos lastreados em ativos florestais”,
afirma,
Pelo Carbono Neutro, o usuário pode compreender a quantidade de gases de efeito estufa que liberou na atmosfera e optar pela compensação financeira desse impacto.
“A grande inovação do aplicativo é sua proposta de transformar essa compensação em benefícios diretos para agricultores e pequenos produtores que investem em práticas sustentáveis”,
complementa Pinheiro.
A ferramenta revoluciona o mercado ao promover um engajamento massivo em prol da sustentabilidade, conectando empresas de setores diversos, como restaurantes, bares e lojas de roupas em uma comunidade colaborativa. “Por meio de um sistema de benefícios e recompensas, incentivamos a adoção de práticas sustentáveis, despertando a consciência ambiental da sociedade. Ao participarem, empresas e consumidores contribuem para um futuro mais verde, podendo desfrutar de vantagens exclusivas”, explica o executivo da empresa.
Como funciona
O aplicativo permite a compra direta de CPR Verde, lastreado em Estoque de Carbono de Florestas Nativas e os Ecopontos usados nas campanhas de empresas da comunidade.
“Esses projetos, geralmente liderados por fazendeiros e produtores rurais, são monitorados de forma detalhada e transparente, garantindo que esses créditos realmente contribuam para o manejo sustentável e a preservação do meio ambiente”,
explica Pinheiro.
Empresas que usam o aplicativo podem cumprir com a responsabilidade socioambiental, fortalecer sua imagem como livre de desmatamento e promotora da descarbonização do planeta, bem como utilizar o Selo Verde para destacar seus produtos e serviços, e ser remunerada por meio do programa GreenCash.
Rastreio
Um diferencial importante do Carbono Neutro é a possibilidade de rastrear o destino dos recursos. Ao compensar sua pegada, o usuário tem acesso a informações sobre o projeto beneficiado, podendo verificar as práticas empregadas, os resultados ambientais alcançados e o impacto positivo na comunidade local.
“Essa transparência é fundamental para garantir a confiança do público e incentivar o engajamento em práticas de consumo consciente”,
conclui Pinheiro.
Com o aplicativo, os usuários podem adotar uma postura ativa frente à crise climática, enquanto apoiam diretamente aqueles que implementam práticas regenerativas na agricultura e contribuem para a recuperação de ecossistemas importantes. A RDG Eco Finance espera ter cinco milhões de usuários até 2025. O Carbono Neutro pode ser baixado na App Store e GooglePlay e é gratuito.
Mais informações: www.rdgecofinance.com
Com informações da RDG
Imagem de capa: Pixabay
Conheça as empresas expositoras na feira e a programação de cursos, seminários e fóruns dos eventos que acontecem de 3 a 5 de junho de 2025 em São Paulo (SP). A inscrição antecipada com desconto já está aberta e as vagas são limitadas! Acesse:
DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL
Destaques da última edição: