O Departamento de Aeroespacial e Aeronáutica de Oklahoma (ODAA) concluiu o processo de seleção e executou um contrato para o primeiro investimento do Estado em um sistema de gerenciamento de espaço aéreo e solução automática de detecção e prevenção para dar suporte a voos de drones e ao setor emergente de Mobilidade Aérea Avançada (AAM).

O ODAA selecionou a empresa local Aeroespacial Vigilante, com sede em Oklahoma City, para implantar este sistema em nome da Autoridade de Desenvolvimento da Indústria Espacial de Oklahoma (OSIDA).

Esta seleção tem como objetivo desenvolver o estado como um campo de provas nacional para drones civis e militares e abrir caminho para operações de AAM, como táxis aéreos elétricos de decolagem vertical e aeronaves de carga autônomas.

No âmbito do contrato plurianual, a Vigilant irá implementar o primeiro sistema Flight Horizon no Porto Aéreo e Espacial de Oklahoma, no Aeroporto Clinton-Shermanem, em parceria com a OSIDA, que opera um dos 14 portos espaciais licenciados pela FAA nos Estados Unidos.O projeto inclui integração e gerenciamento de vários radares móveis de vigilância de tráfego aéreo e fornece monitoramento remoto e funções de gerenciamento de tráfego não tripulado (UTM).

Por meio do FlightHorizon, o estado terá a capacidade de monitorar o espaço aéreo e rastrear aeronaves cooperativas e não cooperativas, substituindo observadores visuais (VOs) por observadores eletrônicos (EOs). Quando implementado, o sistema eliminará a necessidade de um avião de perseguição para voos de longo alcance além da linha de visão visual (BVLOS) de sistemas de aeronaves não tripuladas (UAS), incluindo voos de alta velocidade e alta altitude.

O financiamento para o projeto foi fornecido pela Legislatura de Oklahoma em 2022 como parte da iniciativa do fundo Preserving Rural Economic Prosperity (PREP) com o desejo de investir em infraestrutura de UAS e AAM para preparar a OSIDA e outras entidades em todo o estado para a integração dessas novas tecnologias. O projeto no Oklahoma Air & Space Port localizado perto de Burns Flat no oeste de Oklahoma apoiará a meta estadual da ODAA de desenvolver operações avançadas de aeronaves autônomas e testes de voo BVLOS de UAS militares e de carga de última geração no Sistema Nacional de Espaço Aéreo dos EUA. Como o sistema é móvel e pode ser redistribuído em todo o estado, ele servirá como uma plataforma de lançamento para ser pioneiro e estabelecer procedimentos para operações de AAM em vários locais potenciais.

O núcleo do sistema é um software escalável baseado em nuvem, integrado com vários radares de vigilância de tráfego aéreo fabricados pelo parceiro do projeto, Detectar, Inc. Além de reboques de radar móveis, a FlightHorizon também usa dados de radares, transponders de aeronaves, telemetria de drones, beacons de drones de identificação remota e dados online da FAA para fornecer uma imagem abrangente do espaço aéreo para pilotos remotos e gerentes do espaço aéreo.

“Este investimento em sistemas e infraestrutura para mobilidade aérea avançada e aeronaves autônomas é uma das várias iniciativas que demonstram o comprometimento do estado de Oklahoma em ser um líder nacional na vanguarda da tecnologia da indústria da aviação. A indústria aeroespacial e de defesa tradicional desempenha um papel crítico na economia do estado, e somos gratos pela oportunidade de reunir este novo segmento da indústria com o espírito pioneiro de Oklahoma para garantir que nosso estado permaneça na vanguarda da conversa nacional para desenvolver sistemas de aviação autônomos.”

afirma Grayson Ardies, Diretor Executivo da ODAA

“A Oklahoma Space Industry Development Authority tem orgulho de liderar Oklahoma para uma nova era de investimento em tecnologias transformadoras que moldarão as futuras indústrias aeronáuticas e espaciais de Oklahoma. Esta parceria com a Vigilant Aerospace ressalta nosso compromisso em tornar Oklahoma um líder da indústria em avanços tecnológicos e expandir as capacidades do estado apoiando as missões de clientes atuais e futuros. A OSIDA aplaude a Legislatura de Oklahoma por apoiar esta importante tecnologia e está animada para promover sua visão. Por meio desta iniciativa, estamos construindo a infraestrutura que permitirá a operação segura e eficiente de aeronaves autônomas, criando novas oportunidades para inovação, crescimento de empregos e desenvolvimento econômico.”

disse Craig Smith, Diretor Executivo da OSIDA

“Oklahoma entende a importância da indústria de aviação autônoma para o estado e nossa nação e está assumindo a liderança nesta crescente indústria e ecossistema. Escolhendo uma solução flexível e escalável que pode suportar uma ampla gama de voos de drones militares e comerciais, e investindo na emergente indústria de AAM, Oklahoma está mostrando à nação um caminho a seguir. Estamos orgulhosos de que nossa tecnologia pode servir como a pedra angular desta iniciativa e esperamos ver o FlightHorizon fornecer um novo nível de gerenciamento de tráfego aéreo escalável e seguro no estado, ao mesmo tempo em que fornece oportunidades para desenvolvimento tecnológico e econômico.”

disse Kraettli Epperson, CEO da Vigilant Aerospace

Com informações e imagens da Vigilant Aerospace


Receba notícias sobre Mobilidade Aérea Avançada e eVTOLs, Drones, Robótica Móvel, Geotecnologias e Espaço no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs

Conheça as empresas expositoras na feira e a programação de cursos, seminários e fóruns dos eventos que acontecem de 3 a 5 de junho de 2025 em São Paulo (SP). A inscrição antecipada com desconto já está aberta e as vagas são limitadas! Acesse:
DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Veja abaixo como foi o Expo eVTOL 2024: