O Agro Brasileiro segue crescendo conforme aponta a CONAB no 6º boletim de levantamento de safra apresentado neste mês de Março. Aparecem em destaque o aumento da área plantada e também da produção de grãos que supera em 2,3% a maior safra da década, sendo 2024/25 o novo recorde. O campo está em franco desenvolvimento motivando investimentos de larga escala.

Seguindo essa tendência, cada hectare representa um potencial a mais para uso de drones na aplicação de insumos, mas tudo isso de maneira profissional e bem regulamentada. Coerente com o avanço tecnológico do agro, também temos o avanço regulatório que visa trazer segurança para os produtores e profissionais, também para o ambiente e alimentos. 

Com objetivo de garantir essa segurança, eficiência e rastreabilidade nas operações aeroagrícolas, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) estabeleceu em 2021 as regras para operação de aeronaves remotamente pilotadas através da Portaria 298 ainda em vigor. 

Mais recentemente, apresentou à consulta pública uma nova Portaria 1187 como forma de conciliar as normativas da aviação agrícola tripulada e remotamente pilotada. Desta forma os drones são equiparados a alguns requisitos regulatórios ao mesmo nível que a aviação, como é o caso do planejamento e relatórios operacionais. 

Você está preparado para estas mudanças?

O Web Drone facilita esse processo de regularização ao oferecer:

Emissão automatizada de ordens de serviço: A nova normativa do MAPA exige registro prévio detalhado das aplicações aeroagrícolas: chamado na portaria de Planejamento Operacional. Através do Web Drone você gera esse documento on-line com a criação de uma Ordem de Serviço, definindo o cliente, o local, os produtos e dosagens. Também é possível atribuir a tarefa a uma equipe e selecionar o drone designado.

Relatórios operacionais completos: Após a conclusão da tarefa, a plataforma disponibiliza relatórios com os dados vindos diretamente da aeronave, padronizados com informações sobre cada voo: Quantidade de insumos aplicados, taxa de aplicação, velocidade, altura e faixa utilizadas na aplicação. O Resumo destas informações facilita o envio dos relatórios mensais ao MAPA.

Registro e rastreabilidade: O Web Drone armazena um histórico detalhado das aplicações, possibilitando a vinculação de receituário agronômico e a correlação entre trajetória de voo e a área tratada no sistema de informação geográfica (GIS)

Gestão de pilotos e equipamentos: A plataforma permite o cadastro de pilotos e aeronaves, possibilitando gerenciar o trabalho de múltiplas equipes.

Monitoramento meteorológico em tempo real: As condições de temperatura, umidade relativa, direção e velocidade do vento são vinculadas automaticamente a cada voo durante toda a operação.

Atualmente as aplicações são registradas via relatório, contendo todas estas informações conforme a Portaria 298:

I – data e hora de início e data e hora de término da aplicação;

II – coordenadas geográficas da área aplicada;

III – cultura a ser tratada;

IV – área tratada em hectare(s); 

V – tipo de atividade (aplicação de agrotóxico, de fertilizante, de inoculante, de corretivo, semeadura e outros); 

VI – marca comercial, volume e dosagem aplicada; 

VII – altura do voo; 

VIII – dados meteorológicos (temperatura, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento durante a aplicação);

IX – aeronave utilizada (identificação da ARP conforme ANAC); e

X – tipo/modelo de ponta de pulverização utilizada.



O que é o Web Drone?

O Web Drone é uma plataforma desenvolvida pela Agro Atlas para a gestão completa de operações aeroagrícolas com drones. A ferramenta digital permite o planejamento, monitoramento e controle das aplicações, além de gerar relatórios detalhados e oferecer suporte à tomada de decisão.

Benefícios para operadores e produtores

Além de garantir a conformidade com as normas do MAPA, o uso do Web Drone traz vantagens como:

  • Automatização no registro das operações com drones;
  • Otimização do tempo e maior eficiência na gestão;
  • Segurança jurídica para operadores e produtores;
  • Facilidade na adoção de boas práticas agrícolas.
  • Rastreabilidade para obtenção de certificação.

Conclusão

A conformidade com a regulamentação é essencial para a continuidade e crescimento das operações aeroagrícolas com drones. Com o Web Drone, os operadores têm uma ferramenta robusta para garantir que todas as exigências sejam cumpridas de forma automatizada, segura e eficiente.

Se você deseja operar com drones dentro das normas do MAPA e com total controle das suas operações, conheça o Web Drone e transforme sua gestão aeroagrícola!

Mais informações: www.agroatlasbrasil.com.br


A Agro Atlas Brasil está confirmada como expositora na feira MundoGEO Connect, DroneShow SpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, de 3 a 5 de junho no Expo Center Norte – Pavilhão Azul, em São Paulo (SP).


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs

Conheça nossas próximas feiras anuais:
DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL

Destaques da última edição: