A UrbanV e a Future Flight Global (FFG) anunciaram uma nova implantação no mercado decorrente de sua parceria estratégica recentemente estabelecida: o desenvolvimento de uma rede Mobilidade Aérea Avançada (AAM) no Brasil, começando por São Paulo.
Com mais de 400 helicópteros e mais de 200 helipontos, São Paulo abriga a maior frota civil de aeronaves de asas rotativas do mundo, o que a torna uma excelente plataforma de lançamento para operações de eVTOL. A parceria aproveita essa infraestrutura existente para acelerar a implementação de soluções de mobilidade aérea urbana e regional escalonáveis e sustentáveis.
A rede conjunta conectará os principais locais urbanos e regionais de São Paulo, incluindo Faria Lima, Interlagos, Alphaville e os principais aeroportos – e explorará a expansão futura para outras áreas metropolitanas, como o Rio de Janeiro.
O FFG planeja implantar sua frota mista, incluindo aeronaves da Eve Air Mobility, de acordo com uma Carta de Intenções assinada recentemente com a fabricante do grupo Embraer. Esse avanço demonstra a visão compartilhada do UrbanV e do FFG de catalisar a mobilidade aérea sustentável por meio de inovação e infraestrutura, lançando as bases para o futuro do voo no Brasil.
A UrbanV já está ativa no Brasil por meio de sua colaboração com a Pax Aeroportos, incluindo a participação no sandbox regulatório da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O projeto de vertiporto será implantado no aeroporto Campo de Marte.
Carlo Tursi, CEO da UrbanV, declarou: “O Brasil é um dos mercados mais atraentes do mundo para a AAM, e essa parceria com a FFG nos permite liberar todo o seu potencial. Combinando nossa experiência em desenvolvimento de vertiport com as capacidades operacionais e o comprometimento da frota da FFG, pretendemos oferecer uma rede de vertiport integrada e contínua, construindo o futuro da mobilidade.”
Karan Singh, CEO da Future Flight Global, acrescentou: “O Brasil já lidera o mundo em atividade de voo vertical, o que lhe confere tanto a prontidão quanto a aceitação pública para aeronaves elétricas de última geração. Temos orgulho de aprofundar nossa parceria com a UrbanV e aproveitar a base que eles estabeleceram para construir uma rede AAM robusta, começando em São Paulo e expandindo para o Rio de Janeiro e além.”
Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!
Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs
Veja como foram as feiras DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo: