publicidade

EASA introduz novos meios de conformidade para aeronaves VTOL

Agência atualizou arcabouço regulatório para facilitar a integração segura e eficientes de aeronaves com capacidade de decolar e pousar na vertical ao sistema de aviação da Europa

publicidade

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) apresentou meios específicos e aceitáveis de conformidade (AMC) e material de orientação (GM) para os requisitos de operação de aeronaves tripuladas com capacidade de decolagem e pouso vertical (VCA), introduzindo, assim, o arcabouço regulatório para Mobilidade Aérea Inovadora (IAM).

Esse novo material regulatório visa permitir a implementação segura de operações de aeronaves tripuladas e promover a aceitação e a adoção dessas tecnologias inovadoras pelos cidadãos europeus. Seus objetivos incluem garantir operações seguras de VCA no ambiente de gerenciamento de tráfego aéreo (ATM), apoiar a inovação, fornecer orientação às autoridades competentes, fabricantes e operadores e facilitar a adoção antecipada de tecnologias IAM.

O novo AMC e o GM são, segundo a EASA, cruciais para os operadores de VCA, fabricantes de VCA, autoridades competentes, tripulações de voo e o público, facilitando a integração segura e eficiente da VCA no sistema de aviação europeu.

O novo arcabouço regulatório percorre os principais aspectos operacionais em vários domínios regulatórios da aviação:

Os documentos podem ser acessados em três decisões da diretoria executiva da EASA:

2025/010/R
2025/011/R
2025/012/R


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs


Veja como foram as feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo:

2025 Feira/Exhibition MundoGEO Connect | DroneShow | SpaceBR Show | Expo eVTOL, 3-5/6 | São Paulo BR
publicidade
Sair da versão mobile