A ANAC anunciou na DroneShow Robotics, realizada em junho passado na capital paulista, o novo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 100, que vai substituir o RBAC 94. Entretanto, esta nova regulamentação só deverá ser utilizada após a análise das sugestões da consulta pública para coletar as contribuições da sociedade e análise jurídica.

Para conhecer o RBAC 100 e fazer seus comentários e sugestões através da consulta pública, que está aberta até 18 de julho, acesse esta página.

A Live sobre este tema, organizada pela MundoGEO na última terça-feira (15/7), teve mais de 1.500 pessoas acompanhando ao vivo, o que foi um recorde histórico. Assista o replay na íntegra:

Participaram da Live, pela ANAC: Kleber Jesuino e Rui Josino, da Superintendência de Aeronavegabilidade (SAR); Conrado Klein, da Superintendência de Padrões Operacionais (SPO); e Pedro Donato, da Superintendência de Pessoal da Aviação Civil (SPL). A mediação foi de Emerson Granemann, da MundoGEO.

Na opinião do mediador, esta nova regulamentação chega em ótimo momento, por considerar as constantes mudanças tecnológicas e a crescente demanda de serviços.

“A nova regra considera de forma mais proporcional o risco das operações, alinhada às metodologias internacionais como o SORA (Specific Operations Risk Assessment) da JARUS, utilizada em outros países. A nova divisão das categorias – Aberta, Específica e Certificada – será baseada nas análises de cenários dos diferentes tipos de operações, detalhando também requisitos para pilotos, projetos e manutenção”,

comenta Granemann.

Além do link acima da consulta pública, a ANAC atende a comunidade através do SAC.


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs


Veja como foram as feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo: