A Joby Aviation, fabricante norte-americana de eVTOLs, anunciou a expansão de suas instalações em Marina, Califórnia, o que dobrará sua capacidade de produção de aeronaves nesse local. O local total agora se estende por aproximadamente 40 mil metros quadrados e dará suporte ao aumento de escala das operações comerciais. A Joby também expandiu seu programa de testes de voo com a adição de uma nova aeronave à sua crescente frota.
“Reimaginar a mobilidade urbana requer velocidade, escala e fabricação de precisão. Nossa presença de fabricação ampliada na Califórnia e em Ohio está nos preparando para fazer exatamente isso”, disse Eric Allison, Diretor de Produtos. “Comemoramos a inauguração das novas instalações com o voo de nossa sexta aeronave, que recebeu a certificação de aeronavegabilidade em uma semana após a conclusão.”
Quando estiver totalmente operacional, espera-se que a unidade ampliada de Marina seja capaz de produzir até 24 aeronaves por ano, o que representa quase uma aeronave a cada duas semanas. Também fornecerá recursos importantes, incluindo a certificação inicial de produção da FAA, componentes de teste de solo e de voo em conformidade, simuladores de treinamento de pilotos e manutenção de aeronaves.
Essa unidade fortalece a rede de fabricação mais ampla da Joby, que inclui três instalações adicionais: Santa Cruz, CA, a sede que impulsiona a inovação e a arquitetura de sistemas; San Carlos, CA, com foco em trem de força e eletrônicos; e Dayton, Ohio, uma instalação recém-reformada que fabricará e testará componentes de aeronaves para a Linha de Produção de Pilotos da Joby.
A unidade de Dayton demonstra as capacidades necessárias para a certificação de produção da FAA e apóia os planos da empresa de ampliar as operações. A instalação de equipamentos está em andamento e a produção está aumentando para construir até 500 aeronaves por ano nesse local.
O forte apoio da força de trabalho local e de organizações comunitárias, autoridades eleitas, líderes da cidade e do condado e parceiros sem fins lucrativos foi fundamental para dar vida às instalações ampliadas. Em 2023, a Joby recebeu um subsídio de US$ 9,8 milhões do Gabinete de Negócios e Desenvolvimento Econômico do Governador da Califórnia (GO-Biz) para acelerar seu crescimento. A empresa também se beneficiou de um programa por meio do Gabinete do Tesoureiro do Estado da Califórnia, que ajudou a reduzir os custos de equipamentos em US$ 10 milhões, apoiando os esforços da Joby para aumentar a escala hoje e construir o futuro do voo para o futuro.
Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!
Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs
Veja como foram as feiras DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo:


