Na última sexta (18/7), a Agência Espacial Brasileira (AEB) esteve presente na inauguração do Parque Tecnológico e Industrial Aeroespacial da Bahia (Pita-BA), instalado no Campus do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec) Aeroespacial. A iniciativa do Senai Cimatec busca consolidar um ecossistema de inovação e desenvolvimento para a indústria aeroespacial nacional.
Durante a cerimônia, realizada na Base Aérea de Salvador (BA), a AEB assinou o Memorando de Entendimento com o Senai Cimatec para fortalecer a cooperação institucional e contribuir com a construção de soluções tecnológicas e estratégicas para o setor espacial brasileiro. Assinatura do Memorando de Entendimento
Além da AEB, o Parque conta com parcerias institucionais de relevância, incluindo a Força Aérea Brasileira (FAB), o Ministério da Defesa, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Governo do Estado da Bahia, além do apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Anatel, e representantes da academia, empresas e autoridades parlamentares.
O Presidente em exercício, Rodrigo Leonardi, e a Coordenadora de Estudos Estratégicos e Novos Negócios, Leila Fonseca estiveram na cerimônia.
“A integração da Agência a este ambiente inovador é estratégica para o desenvolvimento de iniciativas, como o fomento à indústria espacial brasileira e startups”,
afirmou a Coordenadora Leila.
O Pita-BA objetiva atrair investimentos, acelerar projetos de P&D e consolidar competências industriais no setor aeroespacial, posicionando a Bahia como um polo tecnológico nacional com impacto global.
“O Parque Aeroespacial da Bahia é um passo importante para aproximar governo, indústria e academia, fortalecendo a base tecnológica necessária para impulsionar o Programa Espacial Brasileiro”,
Instalações do Parque
Na ocasião, Leone Andrade, diretor-geral do Senai Cimatec, e André Oliveira, superintendente executivo de Planejamento e Novos Negócios da instituição, apresentaram o projeto, com destaque aos dois centros de competência já em operação: o Centro de Competência em Aeronáutica e Drones e o Centro de Competência em Nanossatélites, estruturas voltadas ao desenvolvimento tecnológico de alto nível e à geração de soluções aplicadas para o setor aeroespacial nacional.
Com essa parceria, a AEB reafirma seu compromisso em fomentar o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro e ampliar competitividade da indústria nacional para promover a inovação tecnológica.
Com informações e imagens da AEB
Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs
Veja como foram as feiras DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo:
