A Vertical Aerospace, empresa britânica de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciou que realizou o primeiro voo pilotado de aeroporto a aeroporto do mundo com um eVTOL tilt-rotor com asas em escala real projetado para serviço comercial.
Após as aprovações das Condições de Voo e da Permissão para Voar da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA), o protótipo do VX4 voou para o Royal International Air Tattoo (RIAT), o maior show aéreo militar do mundo.
Na quarta-feira, 16 de julho, o protótipo VX4 pilotado voou 17 milhas do Centro de Testes de Voo da Vertical no Aeroporto de Cotswold até RAF Fairford, uma estação da Força Aérea Real usada pela Força Aérea dos Estados Unidos, atingindo velocidades de 185 km/h e uma altitude de 1.800 pés. O voo marcou o primeiro pouso da aeronave em um local público.
O voo inaugural, testemunhado por alguns milhares de entusiastas de aeronaves, demonstra a integração com as operações aeroportuárias do mundo real e cria um impulso para a implantação certificada.
Simon Davies, piloto-chefe de testes da Vertical, que pilotou o protótipo do VX4 em escala real, disse: “Voar com o VX4 de aeroporto a aeroporto é um marco importante e uma demonstração poderosa da capacidade da aeronave no mundo real. Levá-lo ao RIAT, entre algumas das aeronaves militares mais avançadas do mundo, é um momento de orgulho e um sinal poderoso do papel que uma nova geração de aeronaves desempenhará na defesa e nas operações de missões especiais.”
Com o recente lançamento de sua variante híbrida-elétrica, a Vertical está posicionada para oferecer soluções de aviação mais limpas, silenciosas e versáteis para uma série de casos de uso governamental e militar. O sistema de propulsão híbrida de segunda geração da Vertical, que está em desenvolvimento há 18 meses no Vertical Energy Centre, será adaptado em um dos protótipos em escala real do VX4 da empresa e deverá iniciar os testes de voo no segundo trimestre de 2026.
Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!
Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs
Veja como foram as feiras DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo:

