A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) publicou um novo guia para a certificação de aeronaves de sustentação por potência (powered-lift aircraft), incluindo as aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs). A circular consultiva (AC) nº 21.17-4 foi publicada em 18 de julho.

“Esta AC estabelece um caminho mais eficiente na designação da base de certificação de tipo para determinados projetos de sustentação por potência, uma vez que a FAA não precisará anunciar os critérios para cada projeto no Federal Register para notificação e comentários para os projetos para os quais a FAA considerou apropriado usar os critérios desta AC sem acréscimos ou alterações”, diz a agência no documento.

Até então, a FAA publicava critérios de aeronavegabilidade para cada projeto que buscava a certificação de tipo de aeronaves eVTOL. Apesar de o documento se tratar de um guia e não uma obrigação, a expectativa é de que deve acelerar o desenvolvimento de novos projetos e suas respectivas certificações.

Segundo a AC, os critérios de aeronavegabilidade incorporam uma aprovação de “desempenho essencial”, bem como uma aprovação opcional de “desempenho aumentado” com requisitos mais elevados de capacidade de desempenho da aeronave. Os requerentes devem cumprir os requisitos de desempenho essencial ou aumentado. Em alternativa, os requerentes podem propor projetos que sejam aprovados tanto para o desempenho essencial como para o desempenho aumentado, com limitações operacionais adequadas e diferentes.

A AC 21.17-4 pode ser acessada no site da FAA.


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs


Veja como foram as feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo: