O satélite NASA-ISRO Synthetic Aperture Radar (NISAR) foi lançado com sucesso hoje (30/7) a bordo do foguete GSLV-F16, a partir do Centro Espacial Satish Dhawan em Sriharikota, na Índia.
A missão bilionária, desenvolvida em conjunto pela Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO) e pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos, visa fornecer insights incomparáveis sobre os ecossistemas, padrões climáticos e riscos naturais da Terra. Uma vez operacional, o NISAR medirá mudanças sutis na superfície da Terra com notável precisão, monitorando tudo, desde geleiras e florestas até a expansão urbana e atividade sísmica.
Equipado com avançados sistemas de radar de dupla frequência (banda L da NASA e banda S da ISRO), espera-se que o NISAR revolucione a observação da Terra por satélite. Os dados coletados ajudarão cientistas em todo o mundo a entender os processos dinâmicos do planeta e a apoiar os esforços globais de mitigação das mudanças climáticas e resposta a desastres.
Com o lançamento bem-sucedido do GSLV-F16, a Índia consolida ainda mais seu papel crescente em parcerias espaciais internacionais. Enquanto cientistas e engenheiros comemoram o lançamento, o mundo aguarda com expectativa o valioso fluxo de dados que o NISAR promete fornecer.
Com informações e imagens da ISRO e NASA
Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs
Veja como foram as feiras DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo:
