A Prefeitura de Jacareí apresentou, em audiência pública, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana Aérea (PlanMob UAM), que será incorporado como um dos capítulos do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob). Com essa iniciativa, Jacareí se torna a primeira cidade da América Latina a estruturar um planejamento específico para operações com drones e veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOLs).

O documento foi entregue pelo Prof. Dr. Maurício Vicente Donadon, Pró-Reitor de Pesquisa e Relacionamento Institucional do ITA, ao vice-prefeito de Jacareí, Edgard Sasaki.

Na audiência, o plano foi apresentado pelo secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, Edinho Guedes, coordenador municipal do projeto, e pelo Prof. Marcelo Xavier Guterres, docente do ITA e coordenador técnico da pesquisa.

O estudo, desenvolvido pela Divisão de Engenharia Civil do ITA em parceria com a prefeitura, aponta oportunidades de desenvolvimento logístico e econômico para a cidade. Um dos fatores estratégicos é a presença, em Jacareí, do Universal Armazém Alfandegado – o maior porto seco do estado de São Paulo, localizado na Avenida Getúlio Vargas, às margens da Via Dutra. Além dele, o município abriga importantes estruturas de apoio, como o condomínio logístico da Lavalpa, todos situados próximos ao rio Paraíba, instituído como corredor aéreo de referência para a mobilidade urbana aérea da cidade.

Entre as aplicações previstas no plano estão:

  • Operações logísticas com drones, facilitando a integração com o porto seco e os polos logísticos locais;
  • Distribuição de medicamentos e coleta de exames em unidades de saúde, reduzindo deslocamentos de pacientes;
  • Linha aérea turística Jacareí–Aparecida, permitindo que parte dos 50 mil fiéis jacareienses que visitam anualmente a Basílica Nacional possam realizar a peregrinação em cerca de 35 minutos, em voo panorâmico sobre o rio Paraíba, refazendo o caminho da Padroeira;
  • Identificação de 14 pontos estratégicos para a futura implantação de vertiportos e vertihubs, que deverão ser desenvolvidos pela iniciativa privada para operações de embarque e desembarque de passageiros e transporte de cargas por drones de serviço.

O evento contou com a presença de instituições e empresas que atuam diretamente no setor de mobilidade e inovação, como Eve Air Mobility, Elyx Vertiportos, Universal Armazéns Gerais e Alfandegados, OPAL-RT Technologies, AVE Technology, CPTM, Lavalpa Centro Empresarial, Levita Drones, SENTRAN Mobilidade Inteligente, ITA, ETEC, FATEC, SEST-SENAT, SENAI, IFSP – Instituto Federal de São Paulo, IPT-SP, PIT-SJC e SBEMAU – Sociedade Brasileira de Estudos em Mobilidade Aérea Urbana, além de representantes de secretarias e autarquias municipais.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o estudo seguiu os parâmetros técnicos e científicos mais modernos utilizados na Europa, Ásia e Estados Unidos.

O secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, destacou que a proposta busca alinhar inovação tecnológica com benefícios práticos para a população:

“A função do poder público é identificar as melhores condições para que os serviços logísticos que facilitam a vida dos moradores tenham condições de serem prestados com segurança e qualidade. A mobilidade urbana aérea é exatamente essa oportunidade, e hoje Jacareí está preparada para dar esse passo”, afirmou.

Jacareí também encerrou o último ano como a cidade com o trânsito mais seguro do Estado de São Paulo entre os municípios com mais de 200 mil habitantes, reflexo das políticas de segurança viária desenvolvidas pelo município.

Com a apresentação do PlanMob UAM, Jacareí reforça seu compromisso em planejar a cidade para o futuro, alinhando inovação, desenvolvimento econômico e qualidade de vida para a população.


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs


Veja como foram as feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo: