A NEC Corporation anunciou recentemente que iniciará uma prova de conceito (PoC) para a introdução de um Sistema de Alerta Prévio de Terremotos (EEWS, na sigla em inglês) na Colômbia. Isso ocorre após a seleção da NEC para realizar o “Projeto para a Condução de um Estudo de Viabilidade sobre a Introdução de Tecnologia de Detecção e Análise Precoce de Terremotos Baseada em TIC na República da Colômbia”, para o qual o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão havia emitido uma chamada pública de propostas.

Com o objetivo final de fornecer um EEWS no exterior pela primeira vez, a NEC planeja conduzir essa PoC na Colômbia entre setembro de 2025 e março de 2026, a fim de verificar a eficácia do sistema e identificar possíveis questões.

O papel do EEWS nos alertas antecipados de terremotos

Contexto

A Colômbia é um país sismicamente ativo, localizado ao longo do Círculo de Fogo do Pacífico. Foram relatados grandes danos humanos e materiais após um terremoto de magnitude 6,2 no Departamento de Quindío em janeiro de 1999 e outro que atingiu a capital Bogotá em agosto de 2023, com magnitude de 6,3. Desde então, têm aumentado os apelos para o estabelecimento de um sistema capaz de fornecer rapidamente informações sísmicas ao governo e ao público em geral.

A NEC possui um histórico comprovado de operação confiável de seu EEWS, fornecido à Agência Meteorológica do Japão (JMA), desde 2007. Agora, a NEC busca contribuir para a preparação contra terremotos na Colômbia com a introdução de um novo EEWS.

Introdução do EEWS

O EEWS é um sistema que calcula o epicentro e a magnitude a partir das primeiras ondas sísmicas (ondas P) detectadas por sismômetros, permitindo emitir alertas de fortes tremores antes da chegada das ondas principais (ondas S), embora em alguns casos o aviso possa não chegar a tempo. As aplicações incluem alertar o público por meio da mídia e de telefones móveis, desligar automaticamente infraestruturas e controlar elevadores, contribuindo, assim, para a redução de danos humanos e materiais.

Resumo da PoC

Antes desta PoC, a NEC foi selecionada pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão na chamada pública de propostas emitida no ano fiscal de 2024 para o “Projeto para a Condução de um Estudo de Viabilidade sobre a Introdução de Tecnologia de Detecção e Análise Precoce de Terremotos Baseada em TIC na República da Colômbia”, e realizou uma pesquisa preliminar entre janeiro e março de 2025.

Nessa pesquisa preliminar, a NEC inseriu no EEWS dados de sismômetros referentes a 12 terremotos anteriores na Colômbia, com magnitude igual ou superior a 5,0, para análise. Esses dados históricos foram processados no sistema, confirmando-se que era possível obter resultados que previam o epicentro e a magnitude.

Captura de tela do monitor EEWS

Com base nessa pesquisa preliminar, a NEC conectará os sismômetros já instalados na Colômbia ao EEWS de forma online, a fim de realizar análises em tempo real dos dados adquiridos na próxima PoC.

Aproveitando os resultados desta PoC, a NEC avançará com o estudo de viabilidade para a introdução do EEWS na Colômbia, visando contribuir para a melhoria da preparação sísmica no país.

Saiba mais em www.nec.com/en/global/solutions/disaster-management/index.html

Com informações e imagens da NEC


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs


Veja como foram as feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo: