O Departamento de Transportes dos Estados Unidos anunciou um novo programa piloto dentro da Administração Federal de Aviação (FAA) para acelerar a implantação de veículos de mobilidade aérea avançada (AAM).
Essas novas tecnologias têm o potencial de transformar a aviação, incluindo a expansão da conectividade para comunidades rurais americanas, a redução do congestionamento nas áreas urbanas e o aprimoramento dos serviços de emergência ou transporte médico.
O programa piloto, conhecido como Programa Piloto de Integração de Decolagem e Pouso Vertical Elétrico (eIPP), formará parcerias público-privadas com entidades governamentais estaduais e locais e empresas do setor privado para desenvolver novas estruturas e regulamentações que permitam operações seguras.
“A próxima grande revolução tecnológica na aviação está aqui. Os Estados Unidos liderarão esse caminho e, ao fazê-lo, consolidarão o status do país como líder global em inovação no transporte”, afirmou o secretário de Transportes dos EUA, Sean P. Duffy. “Isso significa mais empregos bem remunerados na indústria e oportunidades econômicas. Ao testar com segurança a implantação desses táxis aéreos futuristas e outros veículos AAM, podemos melhorar fundamentalmente a forma como o público viajante e os produtos se deslocam.”
“Este programa piloto nos dá mais uma oportunidade de avançar com o plano do governo para acelerar as operações seguras de eVTOL e mobilidade aérea avançada em todos os Estados Unidos”, afirmou o administrador da FAA, Bryan Bedford. “Vamos aproveitar as lições aprendidas com esses projetos para permitir operações AAM seguras e escaláveis em todo o país.”
O eIPP incluirá pelo menos cinco projetos-piloto. Ele terá duração de três anos após o primeiro projeto entrar em operação. As operações previstas para o eIPP incluem abordagens pilotadas e não tripuladas para:
- Táxis aéreos de curto alcance
- Voos de longo alcance com asas fixas
- Carga
- Logística e abastecimento para gerenciamento de emergências, transporte médico ou instalações de energia offshore
- Aumento da segurança da automação
Como parte do eIPP, a FAA está buscando participantes para um programa de parceria público-privada para demonstrar a viabilidade de novas tecnologias AAM, incluindo aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), de formas que proporcionem novos benefícios ao público americano. Os candidatos devem ser governos estaduais, locais, tribais ou territoriais com um ou mais parceiros do setor privado com sede nos Estados Unidos.
Os participantes usarão aeronaves AAM pilotadas, opcionalmente pilotadas ou não tripuladas que geralmente terão mais de 1.320 libras e poderão ser capazes de transportar passageiros. Os participantes também incluirão tecnologias que permitam a integração segura dessas aeronaves ao sistema nacional de espaço aéreo.
Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!
Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs
Veja como foram as feiras DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo:
