O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) publicou a Circular de Informação Aeronáutica (AIC) N 42/25 que detalha as Alterações Temporárias no Espaço Aéreo Brasileiro que vigorarão durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro em Belém (PA).

As alterações temporárias estarão em vigor na primeira fase da COP 30, de 3 a 9 de novembro, tendo em vista a segurança dos chefes de Estado e de governo, que se reunirão antecipadamente nos dias 6 e 7, de modo a direcionar as negociações para resultados significativos.

A AIC visa divulgar as modificações temporárias e estabelecer os procedimentos gerais e específicos que devem ser seguidos pelos pilotos e pelos órgãos de controle de tráfego aéreo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). As medidas entram em vigor a partir de 3 de novembro.

A iniciativa surgiu em face da expectativa de aumento na demanda de movimentos aéreos durante a COP30, para garantir a segurança, fluidez e eficiência do tráfego.

Para assegurar um fluxo de voo seguro, rápido e ordenado, o DECEA definiu diversas medidas para ocasião, como a segregação do espaço aéreo em Áreas de Exclusão e a criação de Zonas de Restrição de Voo para a operação de aeronaves não tripuladas nestas áreas.

Confira a íntegra do documento.

Com informações do DECEA
Imagem de capa: Flickr


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs


Veja como foram as feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo: