A CSD – Componentes e Sistemas de Defesa – participou de um dos mais importantes eventos do setor aeroespacial do mundo, o Dubai Air Show, que aconteceu de 17 a 21 de novembro nos Emirados Árabes Unidos.
A principal novidade apresentada pela empresa foi um foguete 70 mm, desenvolvido 100% no Brasil, e que traz como novidade o uso de propelente sólido composite, fruto de uma parceria com a empresa EOS – Edge of Space.

Dentro desta parceria, a CSD contribui com sua expertise no desenvolvimento e fabricação de soluções aeroespaciais e de defesa, enquanto a EOS apresenta seu propelente, desenvolvido com o grande diferencial de ser totalmente ITAR FREE, sendo um propelente de alta energia baseado em resina polimérica nacional sem o uso de Polibutadieno, tradicionalmente empregado nos Composites.
A solução oferece maior autonomia produtiva, menor custo logístico e desempenho equivalente aos materiais utilizados pelos principais fabricantes internacionais.
“É com grande entusiasmo que celebramos esta parceria estratégica. A introdução deste propelente inovador representa um marco significativo, pois não apenas eleva a qualidade e diferenciação dos nossos produtos no mercado, mas também reforça o nosso compromisso com a autonomia e o desenvolvimento tecnológico nacional”,
comenta o CEO da CSD, Nelson Hübner Junior.
Para José Miraglia, fundador e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da EOS, a parceria com a CSD é um marco para a indústria brasileira. Ele ressalta também que inovar no desenvolvimento de um novo produto trará benefícios econômicos para o país:
“Os propelentes geralmente utilizados têm um preço muito elevado dado a escassez. Então, esta solução é a grande saída para o Brasil. Com certeza será um grande salto tecnológico para o Brasil”.
Com informações e imagens da CSD e EOS
Imagem de capa: Pixabay
Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs
Veja como foram as feiras DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo:
