O pesquisador Carlos Eduardo Miranda Mota, do Serviço Geológico do Brasil (SGB), foi eleito membro fundador da OSGeo International, uma das maiores fundações do mundo dedicadas ao desenvolvimento de tecnologias geoespaciais abertas.
A conquista reconhece seu papel na difusão do uso de softwares livres usados por órgãos públicos em todo o país, como PostGIS, GeoServer, GeoNode e GeoNetwork, ferramentas essenciais para analisar, gerenciar e compartilhar dados geográficos.
Dentro do SGB, Carlos Eduardo se destaca por liderar iniciativas que ampliam o uso de soluções abertas, formando equipes, orientando projetos e promovendo práticas colaborativas.
“O uso de tecnologias livres permite economia de recursos públicos e dá autonomia ao Estado, sem depender de licenças caras ou restrições de uso”,
explica o pesquisador.
Ele destaca que, com softwares abertos, a produção e o compartilhamento de dados se tornam mais democráticos. “Quando usamos formatos públicos, qualquer cidadão pode acessar um mapa ou documento sem precisar comprar programas específicos. Isso fortalece a transparência e evita barreiras de acesso à informação”, afirma.
A atuação do pesquisador também é reconhecida internacionalmente. Em 2024, Carlos Eduardo foi um dos Chairs (em inglês, coordenador/presidente da comissão) do FOSS4G, principal evento global sobre geotecnologias abertas, realizado em Belém (PA). Sua eleição para a OSGeo reforça o protagonismo do Brasil no desenvolvimento de soluções geoespaciais abertas e amplia a presença do SGB em iniciativas globais de inovação.
Mais informações:
www.sgb.gov.br
www.osgeo.org
Com informações e imagens do SGB
Conheça a programação de cursos, seminários e fóruns do DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL. As inscrições podem ser feitas antecipadamente com desconto e as vagas são limitadas.
Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs
Confira os destaques da última edição do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL:
