A Vertical Aerospace, fabricante britânica de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), revelou o Valo, sua nova aeronave comercial que entrará em serviço após a aprovação regulatória.

O Valo é a aeronave que sucede o protótipo VX4 da Vertical, com um design novo e mais avançado, moldado por insights extensivos do programa de testes pilotados da empresa e feedback direto de clientes de companhias aéreas e operadoras.

Desenvolvida em colaboração com parceiros aeroespaciais, incluindo Honeywell, Syensqo e Aciturri, o Valo apresenta uma estrutura mais aerodinâmica, um sistema de bateria sob o piso, asa e hélice redesenhadas, materiais atualizados e redundância totalmente certificável para atender aos padrões de segurança mais rigorosos do mundo.

Projetado para voar até 160 km a velocidades de até 240 km/h com zero emissões operacionais, o Valo tem como meta obter a certificação de segurança de nível comercial em 2028, antes de entrar em serviço com nossas companhias aéreas e operadoras clientes. As primeiras rotas comerciais devem incluir conexões entre aeroportos e centros urbanos.

Cabine premium e maior capacidade de bagagem

A cabine premium do Valo será lançada com quatro assentos, oferecendo janelas panorâmicas, espaço pessoal generoso e uma divisória na cabine para maior segurança e privacidade. O design flexível da aeronave permite a expansão para seis assentos, com potencial para melhorar a economia da operadora e reduzir as tarifas para os passageiros. A plataforma do Valo também oferece suporte a serviços médicos de emergência, missões de carga e, no futuro, variantes de defesa, híbridas e autônomas.

Fundamentalmente, a Valo possui o maior compartimento de carga da sua classe, desenvolvido em resposta ao feedback das companhias aéreas. Com espaço para seis malas de cabine e seis malas despachadas, os passageiros podem viajar sem compromissos – uma grande vantagem nos serviços entre aeroportos e cidades.

Do protótipo ao produto

A Vertical está agora perto de concluir o voo piloto de transição completo com seu protótipo em escala real — a manobra definidora da aviação elétrica, na qual a aeronave passa da decolagem vertical para o voo para frente. As fases de teste anteriores validaram o desempenho em voo estacionário, impulsionado por propulsão e por asas, gerando milhares de pontos de dados que moldaram diretamente o design certificável do Valo.

A Vertical irá agora construir sete aeronaves de certificação no Reino Unido para apoiar os testes finais com a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), antes da certificação de tipo prevista para 2028. Após a certificação, o Valo entrará em serviço comercial.

Stuart Simpson, CEO da Vertical Aerospace, disse: “Com o lançamento do Valo, a Vertical passa de desenvolvedora de protótipos a fabricante aeroespacial. O Valo é a aeronave que transforma o voo elétrico em uma realidade comercial – limpa, silenciosa, rápida e projetada para o serviço diário. Ele marca um novo amanhecer no transporte, que conectará as pessoas em minutos, não em horas.”

Domhnal Slattery, presidente da Vertical Aerospace, disse: “O Valo estabelece um novo padrão – maior, mais seguro e mais capaz do que qualquer outro no setor. É um avanço para a aviação e um sinal claro da liderança do Reino Unido no setor aeroespacial. O Valo incorpora o melhor da Vertical – engenharia de precisão, design que prioriza o passageiro e profunda colaboração com parceiros aeroespaciais globais – criando uma aeronave com a economia operacional mais atraente.”

Valo – Especificações técnicas

  • Alcance e velocidade: até 160 km a uma velocidade máxima de 240 km/h, com emissões operacionais zero e desempenho silencioso (<50 dBA em cruzeiro).
  • Alimentação da bateria: oito baterias refrigeradas a líquido sob o piso; recarga para missões curtas em cerca de 12 minutos; arquitetura projetada para acomodar futuros avanços em baterias.
  • Segurança: Projetado para atender aos padrões de segurança de aviões comerciais (UK/EU 10⁻⁹; CAA/EASA, Categoria SC-VTOL Aprimorada), permitindo portabilidade verdadeiramente global.
  • Redundância: Oito motores elétricos (EPUs), cada um alimentado por várias linhas de energia isoladas eletricamente para garantir a máxima segurança.
  • Cabine e carga útil: Maior cabine da sua classe; capacidade para até seis passageiros mais um assento para observador; carga útil total de 550 kg / 1.200 lbs na entrada em serviço; espaço para seis malas de cabine e seis malas despachadas; divisória da cabine para segurança e privacidade.
  • Versatilidade: Suporta EMS, carga e futuras variantes de defesa, híbridas e autônomas.

rsos, seminários e fóruns do DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL. As inscrições podem ser feitas antecipadamente com desconto e as vagas são limitadas.


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs


Confira os destaques da última edição do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL: