A empresa sul-coreana de serviços de satélites Innospace anunciou hoje (17/12) o reagendamento do lançamento de seu primeiro veículo comercial Hanbit-Nano a partir da base de Alcântara, no Maranhão.

O motivo foi de garantir tempo suficiente para a substituição de um componente da unidade de resfriamento do sistema de alimentação do oxidante do primeiro estágio, no qual foi identificada uma anomalia durante as inspeções finais pré-lançamento.

O lançamento foi remarcado para esta sexta-feira (19/12) às 15h34 (hora local). Portanto, a janela de lançamento da Operação Spaceward permanece aberta entre 16 e 22 de dezembro.

A Innospace transferiu o Hanbit-Nano da instalação de integração para a plataforma de lançamento nesta segunda-feira (15/12), onde o veículo foi posicionado com sucesso. Durante o processo de inspeção final, antes da elevação do veículo, no dia seguinte (16/12) foi detectada uma anomalia na unidade de resfriamento do sistema de alimentação do oxidante do primeiro estágio. Após uma avaliação detalhada da causa e das ações corretivas necessárias, a empresa decidiu pelo reagendamento do lançamento.

O problema exige a substituição de um componente específico da unidade de resfriamento e não indica qualquer defeito estrutural no veículo lançador. Como a substituição pode ser realizada com o veículo já posicionado na plataforma de lançamento, a Innospace determinou que o lançamento pode ocorrer dois dias depois, apesar de uma nova campanha de lançamento normalmente exigir cerca de três dias de preparação.

Com informações e imagens da AEB e Innospace

Conheça a programação de cursos, seminários e fóruns do DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL. As inscrições podem ser feitas antecipadamente com desconto e as vagas são limitadas.


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs


Confira os destaques da última edição do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL: