As imagens de satélite e os drones se tornaram aliados de primeira linha das forças policiais e de defesa no combate ao crime organizado no Brasil, especialmente em um momento no qual a questão territorial surge como um desafio para garantir a segurança da população. A Operação Contenção, deflagrada no Rio de Janeiro, no fim de outubro, foi um exemplo de como os dados geoespaciais podem suportar ações de inteligência e de enfrentamento.
Mais do que a tecnologia dos equipamentos em si ou da qualidade das imagens e sensores embarcados, o que faz a diferença é a combinação disso tudo com a análise e integração de informações geográficas para gerar um cenário que ajude na tomada de decisões. Ou seja, é usar de forma inteligente o que é visto de cima. Trata-se de um conceito chamado Geointeligência.
A Geointeligência viabiliza inúmeras ações das forças de segurança, como o monitoramento de áreas de crime, identificação de padrões de contravenções, acompanhamento de operações em tempo real e detecção de ameaças em fronteiras. Essas ações agora também podem ser mais assertivas e rápidas com o uso da inteligência artificial na análise de dados de satélites e drones.
“Esse uso integrado de imagens de sensores em satélites e drones, associadas a informações geográficas atualizadas e de fácil acesso, são fundamentais para agilizar a tomada de decisão nas ações das forças de segurança no combate ao crime organizado, seja no tráfico de drogas ou contrabando de armamentos”,
comenta o CEO da MundoGEO, Emerson Granemann.
A MundoGEO organiza anualmente os eventos DroneShow Robotics, MundoGEO Connect e SpaceBR Show, que reúnem empresas privadas, governo, agências reguladoras, universidades, institutos de pesquisa, startups, investidores e usuários de soluções de drones, imagens de satélites e inteligência geográfica. Entre os participantes e expositores estão empresas de segurança e defesa.
Nesse sentido, na edição de 2026 será realizado o Fórum Geointeligência na Segurança e Defesa, no qual serão discutidas as operações com diferentes aeronaves e veículos orbitais, juntamente com tecnologias emergentes como inteligência artificial e machine learning, aplicados à segurança pública e privada. O fórum também abordará aplicações na defesa civil e militar, incluindo vigilância de fronteiras.
Na edição de 2025, os eventos reuniram mais de 10 mil visitantes de 30 países, representando 25% de crescimento em relação à feira de 2024. Além disso, a feira contou com mais de 150 expositores. O evento é realizado simultaneamente com o Expo eVTOL, voltado para o mercado de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical e mobilidade aérea avançada.
Serviço:
O quê: DroneShow Robotics, MundoGEO Connect e SpaceBR Show
Quando: 16 a 18 de junho de 2026
Formato: Presencial
Onde: Expo Center Norte – Pavilhão Azul, em São Paulo (SP)Mais informações e programação completa acesse os links: DroneShow | MundoGEO Connect | SpaceBR Show
Destaques da última edição
As feiras DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2025 superaram as expectativas e reuniram 10.000 profissionais de 33 países ao longo de três dias. Organizados pela MundoGEO, empresa recentemente adquirida pela Italian Exhibition Group (IEG), os eventos ocorreram de 3 a 5 de junho de 2025 no Expo Center Norte – Pavilhão Azul, em São Paulo (SP), e se consolidaram como o maior encontro das Américas que reúne no mesmo espaço os setores de drones, inteligência geográfica, espaço e aeronaves eVTOL.
A área de exposição reuniu 150 expositores que representaram mais de 200 marcas, com destaque para protagonistas nacionais e internacionais. Além disso, a programação com 25 atividades entre cursos, seminários e fóruns, contou com 200 palestrantes de vários países, permitindo o compartilhamento de conhecimento e de experiências nesses mercados.
Confira os destaques da última edição:
Imagem de capa criada na plataforma Whisk
