A Wisk Aero, uma empresa de aviação autônoma que pertence à Boeing, anunciou a conclusão bem-sucedida do primeiro voo de sua aeronave de 6ª geração. O voo é um passo fundamental na jornada da Wisk para entregar ao mercado dos Estados Unidos o primeiro eVTOL autônomo certificado para transporte de passageiros.
A aeronave realizou sua decolagem vertical inicial, voo pairado e manobras de voo estabilizadas nas instalações de testes de voo da Wisk em Hollister, Califórnia. Esse marco valida os principais sistemas de voo da aeronave e é um primeiro passo crítico em uma extensa campanha de testes. Esta aeronave de 6ª geração é objeto do pedido de certificação de tipo da Wisk e do projeto de certificação em andamento.
Aproveitando os aprendizados das cinco gerações anteriores de aeronaves da Wisk e mais de 1.750 voos de teste, a Gen 6 é a primeira candidata a uma aeronave comercial autônoma de passageiros certificada pela FAA nos EUA, com mercados de lançamento incluindo Houston, Los Angeles e Miami.
“Este primeiro voo é o momento pelo qual nossa equipe tem trabalhado, e é uma demonstração poderosa do trabalho, da expertise e do compromisso que foram dedicados ao programa Gen 6”, disse o CEO da Wisk, Sebastien Vigneron. “Ver o Gen 6 decolar é um momento emocionante para a Wisk e para o futuro da aviação. Isso reafirma nossa crença na autonomia e nos deixa ainda mais motivados para continuar a jornada de levar voos seguros e diários a todos.”
“Estamos entusiasmados em ver a Wisk alcançar esse marco e tenho muito orgulho da equipe que tornou isso possível”, disse Brian Yutko, vice-presidente de Desenvolvimento de Produtos da Boeing Commercial Airplanes e presidente do Conselho da Wisk. “A equipe da Wisk desenvolveu tecnologias avançadas em controles de voo, sensoriamento, navegação, gerenciamento de missões, energia elétrica, integração de sistemas e muitos outros aspectos para um produto projetado para atender a rigorosos requisitos de segurança para um conceito de operações específico. Os métodos e tecnologias de engenharia são uma fonte valiosa de insights para a Boeing, à medida que trabalhamos juntos e os aplicamos cuidadosamente ao futuro da aviação.”
As aeronaves da Wisk são totalmente elétricas e autônomas, com supervisão humana dedicada por parte de um supervisor de múltiplos veículos baseado em terra — um modelo pioneiro que a Wisk acredita ser fundamental para alcançar altos níveis de segurança, escalabilidade e acessibilidade. A Wisk tem um programa de certificação ativo com a FAA e está projetando suas aeronaves para atender ou exceder os rigorosos padrões de segurança da aviação comercial atuais.
Com o primeiro voo pairado concluído com sucesso, a Wisk está agora executando um rigoroso programa de testes de voo focado na validação segura do projeto Gen 6, modelos de simulação e desempenho do sistema. A fase inicial dos testes se concentrará na construção do regime de pairar, com foco em decolagens, pousos e estabilidade em baixa velocidade antes de expandir para velocidades e altitudes mais altas, incluindo manobras complexas, como transição longitudinal, transição lateral e curvas com pedais. Cada teste fornece dados cruciais para verificar nossas leis de controle, cargas estruturais e dinâmica da aeronave, permitindo o refinamento conforme necessário.
Paralelamente, a Wisk continua a aperfeiçoar suas tecnologias de autonomia, incluindo sistemas de detecção e prevenção de colisões e de navegação, e está colaborando estreitamente com a FAA, a NASA, a SkyGrid e outros para construir um espaço aéreo mais eficiente.
Conheça a programação de cursos, seminários e fóruns do DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL. As inscrições podem ser feitas antecipadamente com desconto e as vagas são limitadas.
Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!
Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs
Confira os destaques da última edição do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL:

