O DECEA realizou, entre os dias 15 e 17 de dezembro, em São José dos Campos (SP), o III Ensaio Operacional do Projeto BR-UTM e a VII Reunião BR-UTM, encerrando as atividades de 2025. Esses eventos representaram avanços significativos no desenvolvimento do ecossistema nacional de gerenciamento de tráfego de drones, com atividades simultâneas no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e no Instituto de Estudos Avançados(IEAv).

A VII Reunião BR-UTM reuniu 30 convidados, participantes dos grupos temáticos de Governança e Operacional, para discussões estratégicas acerca do projeto e apresentação da versão mais recente da ICA 100-48, a Instrução do Comando da Aeronáutica que trata de Regras UTM. A redação da ICA 100-48 é feita de forma colaborativa juntamente com a comunidade UTM e, durante a reunião, foram recebidas 37 propostas de alteração, que passarão por análise.

Já o III Ensaio Operacional foi direcionado para a realização de testes práticos de integração entre provedores e coleta de dados, com 35 participantes. O ensaio foi realizado com três provedores de serviços UTM ativos, em cenários propostos pelos próprios e de acordo com as respectivas capacidades. Além disso, foi realizado o primeiro experimento de um provedor de serviços suplementares, como foco em vigilância a partir da integração com um sistema de detecção de drones.

No dia 17 de dezembro foi realizada uma Prova de Conceito (POC), demonstrando os avanços operacionais. O evento contou ainda com apresentações do Grupo de Estudos formados por pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) e da Secretaria de Aviação Civil (SAC), com cinco trabalhos apresentados.

Os eventos entregaram o ensaio técnico e uma norma em fase final de publicação, promovendo maior segurança e escalabilidade para operações de drones no espaço aéreo brasileiro. Os representantes destacaram a data como marco para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), consolidando o controle de tráfego de aeronaves não tripuladas.

“O encerramento das atividades do BR-UTM em 2025 marca um amadurecimento crucial para o projeto. Ao reunirmos simultaneamente as frentes de Governança e Operacional no ICEA e o braço tecnológico no IEAv, consolidamos a integração entre a norma e a prática. A apresentação da nova versão da ICA 100-48 não é apenas um marco burocrático, mas o resultado de uma construção colaborativa com a comunidade, garantindo que o gerenciamento de tráfego de drones no Brasil evolua com segurança jurídica e interoperabilidade técnica”,

avaliou o coordenador do Projeto BR-UTM, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Robson Batista Cunha Santos.

Com informações e imagens do DECEA

Conheça a programação de cursos, seminários e fóruns do DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL. As inscrições podem ser feitas antecipadamente com desconto e as vagas são limitadas.


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs


Confira os destaques da última edição do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL: