A temperatura global da superfície da Terra em 2025 foi ligeiramente mais quente do que em 2023, mas dentro da margem de erro: os dois anos estão praticamente empatados, de acordo com uma análise de cientistas da NASA. Desde que os registros começaram em 1880, o ano mais quente já registrado continua sendo 2024.
As temperaturas globais em 2025 foram mais frias do que em 2024, com temperaturas médias 1,19 graus Celsius (2,14 graus Fahrenheit) acima da média de 1951 a 1980.
A análise do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA inclui dados de temperatura do ar coletados por mais de 25 mil estações meteorológicas ao redor do mundo, por instrumentos instalados em navios e boias que medem a temperatura da superfície do mar, e por estações de pesquisa na Antártica. Os dados são analisados usando métodos que levam em conta a distribuição variável das estações meteorológicas e os efeitos do aquecimento urbano que poderiam distorcer os cálculos.
Além disso, análises independentes da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), Berkeley Earth, Hadley Centre (parte do Met Office, serviço meteorológico do Reino Unido) e Copernicus Climate Services, na Europa, concluíram que a temperatura global da superfície em 2025 foi a terceira mais alta já registrada. Esses cientistas utilizam grande parte dos mesmos dados de temperatura em suas análises, mas empregam metodologias e modelos diferentes, que demonstram a mesma tendência de aquecimento em curso.
O conjunto completo de dados da NASA sobre temperaturas globais da superfície, bem como detalhes sobre como os cientistas da agência conduziram a análise, está disponível online. Para mais informações sobre os programas de ciências da Terra da NASA, visite: https://science.nasa.gov/earth
Com informações e imagens da NASA
Conheça a programação de cursos, seminários e fóruns do DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL. As inscrições podem ser feitas antecipadamente com desconto e as vagas são limitadas.
Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs
Confira os destaques da última edição do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL:
