I Encontro de Usuários Map Info estréia com sucesso, em São Paulo, e almeja crescimento para 2001.
Por Renato E. Abrahão Filho

A diversidade de encontros de Geoinformação que São Paulo sediou no último mês de junho reflete o amadurecimento do mercado de GEO no país. Em cerca de 7 dias aconteceram os eventos GEOBrasil 2000, Planet Autodesk, I Encontro de Usuários MapInfo e o acadêmico GeoInfo. Encontros para todos os tipos de segmentos de mercado e preferências. Dentre eles, dois tiveram neste ano sua primeira edição: o GEOBrasil 2000 direcionado a um público mais amplo (ver reportagem à página 48) e o I Encontro de Usuários MapInfo, voltado a uma comunidade específica.

A realização de um evento destinado aos usuários dos produtos MapInfo foi resultado da demanda dos próprios usuários, conforme conta o diretor da Geograph (empresa que organizou o evento e representa a MapInfo no Brasil), Carlos Azevedo. "Nossos clientes já haviam manifestado seu interesse por um encontro desse tipo. Depois de 3,5 mil licenças vendidas nós já criamos uma comunidade de usuários", explica ele. O Encontro aconteceu durante os dias 8 e 9 de junho.

Eventos como esse já são realizados há alguns anos nos Estados Unidos, porém sua primeira edição brasileira não deixou a desejar, conforme avaliam os próprios executivos internacionais da MapInfo. "Há um grande potencial de crescimento do mercado de Geoinformação na América Latina, e o Brasil se destaca nesse cenário", afirma Bill Pots, diretor geral de vendas MapInfo para as Américas. Segundo ele, existem 28 revendedores de produtos MapInfo na América Latina, sendo que desses os maiores são a InfoMap, no México, e a Geograph, no Brasil.

O número de participantes do Encontro superou as expectativas dos organizadores. "Cerca de 200 pessoas participaram, e 98% delas já confirmaram interesse em voltar no próximo Encontro, em junho do próximo ano", comemora Azevedo, adiantando a intenção de tornar o evento anual e permanente.

Telecomunicações e Geomarketing
Segundo a avaliação de Azevedo, o grande destaque do Encontro acabou sendo o Geomarketing. "Foi o assunto mais comentado pelos participantes, o que gerou mais interesse", revela. Apesar disso, a maior comunidade de usuários MapInfo ainda se concentra no setor de utilities. "O setor de Telecomunicações hoje é responsável por cerca de metade das vendas da MapInfo no mundo. E no Brasil não é diferente", conta Mark Cattini, vice-presidente de vendas da MapInfo.

Participaram do I Encontro de Usuários MapInfo do Brasil, na qualidade de palestrantes, profissionais de 20 empresas ou instituições de diversos tamanhos e áreas de atuação, como IBGE, Earth Resource Mapping, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Northwood Technologies, e outras. A diversidade de mercados participando do evento gerou um grande intercâmbio entre os presentes, o que possibilitou a consolidação de contatos promissores. "O evento já gerou alguns negócios com a Geograph e também entre os próprios participantes", confirma o diretor da Geograph. Já no próximo ano, o evento deve ser realizado em um local maior, correspondendo às expectativas de um incremento no número de participantes.

I Encontro de Usuários MapInfo atraiu cerca de 200 participantes

Mapas na Internet
Embora o software líder de vendas mundiais da MapInfo seja o MapInfo Professional (que recentemente ganhou sua versão 5.5), um dos produtos de maior destaque durante o evento foi o MapXtreme, voltado a aplicações para Intra ou Internet. "Isso reflete uma tendência mundial de preocupação em acompanhar as novas ferramentas tecnológicas disponíveis, incluindo o imenso potencial da Internet", pondera Ricardo Sahagun, diretor financeiro da corporação.

O MapXtreme para redes visa principalmente o barateamento dos custos de acesso à visualização de dados geográficos. Além disso, é compatível com todos os servidores e navegadores web disponíveis no mercado, eliminando a necessidade de plug-ins específicos para possibilitar operações como mapeamento temático, edição, localização, geocodificação e processamento objetos, por exemplo.