Municípios do Grande ABC paulista se comprometeram a mapear as ocorrências policiais da região, no trabalho de combate à criminalidade. Seis prefeituras, exceção a São Caetano, assinaram na segunda-feira (3/12) o compromisso de prevenção à violência.

O pacto prevê a realização de um diagnóstico regional das ocorrências criminais e problemas sociais; incentivar maior integração entre os órgãos municipais; estimular a participação comunitária; trocar experiências bem-sucedidas de prevenção à violência; ampliar e difundir as guardas municipais como agentes sociais; e implementar um mapeamento das áreas de acordo com as características socioeconômicas.

A assinatura do termo aconteceu na Câmara Municipal de Santo André durante o quarto seminário realizado pelo grupo de trabalho de Prevenção à Violência. Os três primeiros seminários aconteceram em Barueri, Suzano e Mairiporã. Um quinto está programado para o próximo dia 19, na capital.

Segundo o prefeito de Rio Grande da Serra, Ramon Velasquez, presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, a violência provoca a fuga de capitais. Para Marlene Zola, assessora do prefeito de São Bernardo para políticas de integração social, o diferencial do compromisso está em não tratar a violência só como sinônimo de criminalidade mas "discutir seus porquês e trabalhar concretamente a prevenção".