Holding da Cia. Vale do Rio Doce lança nova empresa – a Infostrata – para atuar na área de geoprocessamento

Por Marjorie Xavier

Com o aval da Vale do Rio Doce, surge mais uma empresa na área de geoprocessamento. A Infostrata chega com a ambição de levar as informações georreferenciadas aos gestores das corporações. Como define seu presidente, Ricardo Castro, a Infostrata pretende "gerar sistemas de apoio a decisões onde o contexto geográfico seja um diferencial". Embora sem divulgar nomes, a nova empresa garante que já possui grandes clientes. "E é lógico que ter um cliente como a Vale do Rio Doce alavanca muito nossa capacidade de realização, já que é possível gerar projetos dentro da própria Vale", reconhece Castro, frisando sempre que a Infostrata foi criada como uma empresa para conquistar o mercado.


Ricardo Castro: "Temos um plano ambicioso"

As soluções da Infostrata combinam imagens, fotos e dados georreferenciados, cuja marca é a facilidade de acesso e navegabilidade através da internet. "Somos uma empresa com um fundo tecnológico na linha de geoprocessamento e, em termos de mercado, estamos buscando os gestores das corporações", explica o presidente da Infostrata.

Neste primeiro momento, o objetivo é desenvolver projetos de licenciamento ambiental e outros em que o conceito geográfico tenha destaque, como no controle de obras e no controle logístico. Com a área comercial no Rio de Janeiro e equipe tecnológica – tanto desenvolvimento de software como processamento de imagens – em Belo Horizonte, a Infostrata concentra atualmente 25 profissionais. E a idéia é expandir. "Temos um plano bem ambicioso. Queremos mudar a forma como as informações georreferenciadas são tratadas tradicionalmente nas empresas. Ou melhor, pretendemos aumentar o mercado, que era basicamente dos técnicos, e chegar aos executivos", afirma Castro.

Tecnologia


Imagem do Centro de Belo Horizonte – ortofotomosaico com resolução de 40cm

A Vale do Rio Doce lançou a Infostrata para atuar no segmento de GIS. A idéia inicial era justamente oferecer às próprias empresas do grupo um serviço diferencial – a solução geográfica. Para isso, adquiriu em outubro de 2001 o controle societário da Vista Aérea, empresa com tecnologia única e exclusiva para a navegação intuitiva em imagens e sua publicação, associada a dados georreferenciados, via internet de banda estreita e outras mídias.

Entrando de forma inovadora em um mercado que movimentou R$900 milhões em 2000, a nova empresa tem como alvo empresas e entidades para as quais o contexto territorial seja importante: mineradoras, petroleiras, concessionárias de serviços públicos, varejo, prefeituras, organizações não-governamentais, entre outras.

De acordo com a Vale do Rio Doce, o serviço da Infostrata permite um nível inédito de acompanhamento e gerenciamento através da visualização de suas operações físicas associada a inúmeras camadas de informação. Os clientes terão acesso a uma base de dados compartilhada com fotos e informações gerais do Brasil (Base Brasil). Cada pixel destas imagens é georreferenciável, ou seja, com indicação de coordenadas geográficas/UTM. Desta forma pode estar ligado a toda uma base documental pertinente à operação a ser gerenciada. As imagens podem ser obtidas de satélite, fotos digitais e webcams. A Infostrata oferecerá aplicações em diversas áreas, tais como gestão ambiental, gestão patrimonial, gestão de crises, gestão logística, gestão de risco, acompanhamento de projetos e obras e soluções específicas de geomarketing.

Mais informações:www.infostrata.com.br