A Embrapa Monitoramento por Satélite disponibiliza para a população imagens de Satélite via internet e em CDs
Por Gizáh Szewczac

Em 1989 a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa criou o Centro Nacional de Pesquisa de Monitoramento por Satélite CNPM: a Embrapa Monitoramento por Satélite. Através de projetos em todo território nacional, desenvolve métodos e técnicas para identificar, prever e monitorar as queimadas, o uso das terras, o balanço hídrico entre outros, a partir de geotecnologias de última geração.

A unidade trabalha com parcerias, temporárias e permanentes, no desenvolvimento de produtos e projetos com o objetivo de uma interação maior para o atendimento a seus clientes e usuários. Presta serviços a vários órgãos públicos e iniciativas privadas, nacionais e estrangeiras.

Hoje, após 13 anos de trabalho, o centro é reconhecido como referência, dentro e fora do país, na área de pesquisa e monitoramento por satélite. As atividades da Embrapa Monitoramento por Satélite são a adaptação e a transferência de conhecimento, o aperfeiçoamento de tecnologias e serviços para o desenvolvimento de soluções viáveis e competitivas para a agroecologia em benefício da sociedade.


Imagem de São Paulo

Imagens reais e em cores do Brasil
Um dos projetos de destaque da Embrapa Monitoramento por Satélite é a coleção "Brasil Visto do Espaço", lançado em 29 de novembro 2000, que reúne mosaicos inéditos dos estados brasileiros a partir de imagens do satélite Landsat.

O Brasil visto através de suas imagens reais está disponível para qualquer pessoa acessar via internet. 85% dos estados brasileiros já estão concluídos. O projeto teve início com os nove estados da Amazônia Legal, seguidos pela região Nordeste e Sudeste sucessivamente. Para sua conclusão faltam os estados do Sul e do Centro-Oeste. Segundo o gerente de pesquisas Mateus Batistella, este ano todos os estados estarão prontos e disponíveis na internet.

As imagens de satélite, que antes eram de uso restrito de pesquisadores e autoridades por seu alto custo e pelo tamanho dos arquivos, agora é uma realidade para apoiar trabalhos de professores, estudantes, ONGs, prdutores rurais e demais usuários.

Para gerar e disponibilizar estas imagens foi necessário organizar todas as informações obtidas, combinando técnicas de compressão de arquivos numa base digital de fácil consulta, CD ou internet, sem a necessidade de softwares específicos.

As imagens de cada estado dependem da elaboração de mosaicos, o que não significa apenas sobrepor as imagens. O trabalho é muito mais complexo porque depende da inclinação do satélite, das condições do tempo (quantidade de nuvens e luz), e da disponibilidade de dados atuais.

As imagens disponíveis na internet não possuem 100% de resolução já os CDs têm 100% de resolução nos arquivos JPEG. Assim a coleção pode ser utilizada para diversos fins além das pesquisas científicas. A intenção do projeto é democratizar as imagens de satélite, que podem ser utilizadas em projetos de proteção e educação ambiental, turismo ecológico, e também por professores e alunos das áreas de geografia, história, ecologia entre outros, que antes não tinham acesso a este tipo de informação.

Clicando com o "mouse" em cima da imagem ela vai automaticamente dando "zoom" de modo que o usuário pode chegar a 30 ou 60 metros de detalhe. É possível se localizar através de coordenadas, marcos geográficos, ou até mesmo realizar buscas por municípios.


Área de irrigação – Rio Formoso/Tocantins


Imagem de área agrícola

A composição colorida escolhida para a visualização das imagens do satélite Landsat muitas vezes se assemelham com as verdadeiras, como se fosse uma fotografia. Mas para pessoas não especializadas no uso de imagens de satélite a identificação de um ponto ainda pode ser difícil, assim, para auxiliar a navegação na internet, a Embrapa Monitoramento por Satélite deixou disponível uma seção especificando como interpretar os mosaicos.

O projeto está sendo financiado com recursos do Ministério da Agricultura e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo Fapesp,o custo total é de R$1.400.000,00.

O coordenador do projeto, o pesquisador Dr. Evaristo Eduardo de Miranda conta com uma equipe de quatro pesquisadores, dois analistas de sistemas e dois estagiários. Os serviços técnicos de geoprocessamento foram terceirizados e distribuídos entre empresas especializadas em mosaicagem e imagens de satélite.

uídos entre empresas especializadas em mosaicagem e imagens de satélite.

O projeto já é um sucesso. Segundo a assessoria da unidade, em um ano o site atingiu 100mil visitas e três meses após a inclusão do Nordeste e Sudeste quase dobrou este número. Os CDs dos nove estados da Amazônia Legal, esgotaram em menos de um ano, foram editadas 1200 cópias de cada estado totalizando 10800 CDs. Uma nova edição para todos os estados está sendo preparada e em breve o produto estará disponível no mercado.

A Embrapa Monitoramento por Satélite está conseguindo através deste projeto popularizar as imagens de satélite, através do site www.cdbrasil.cnpm.embrapa.br gratuitamente ou em CD-ROM de cada estado completo por R$ 40,00.