Empresa investe em novas tecnologias e se destaca no setor petrolífero

Por Marjorie Xavier

Com sede em Curitiba, a Esteio Engenharia e Aerolevantamentos é uma das mais tradicionais empresas do setor de geoinformação. Fundada em 1969, tem apostado na atualização e inovação tecnológica para manter sua posição no mercado. Das novas tecnologias que está empregando em trabalhos de mapeamento, destacam-se o sistema aerotransportado de mapeamento a laser (ALTM – Airborne Laser Terrain Mapper), o GPR (Ground Penetrating Radar), também chamado de Georadar, e o PCM (Pipeline Current Mapper). O equipamento de mapeamento a laser foi adquirido recentemente pela Esteio e está sendo utilizado em serviços para a Petrobras.

"Ao longo destes anos, temos aplicado em todas as frentes de trabalho inúmeras novidades tecnológicas para suprir as necessidades da Petrobras. Nos vários serviços realizados pudemos dispor de novas alternativas de levantamentos que têm proporcionado resultados aprimorados em relação aos convencionalmente obtidos. Levantamentos geotécnicos com Georadar, investigações de posicio-namento de dutos através da metodologia PCM e coberturas laser para obtenção de DTM representam os recursos mais recentes e que têm determinado melhores condições para atendimento dos serviços contratados", declara Robson Assumpção de Oliveira, que coordena os serviços prestados à Petrobras pela Esteio.

A técnica de mapeamento a laser gera mapas digitais de relevo de terrenos em prazos muito curtos. De acordo com a empresa, o sistema, que consiste em um sensor a laser instalado em uma aeronave, custou U$ 1,2 milhão. O ALTM obtém coordenadas espaciais (X,Y,Z) de pontos na superfície terrestre. Em um sensor está alojado um laser de espectro próximo do infravermelho, sistema de referência inercial, parte ótica e eletrônica do receptor e um rack de controle que abriga os componentes do computador, controlado por uma tela de toque (touch screen). Quando em funcionamento, um laser de alta precisão é direcionado para o solo por uma abertura no chão de aeronave. O laser varre a superfície do terreno abaixo da aeronave e registra a distância até o solo para cada um dos raios emitidos. A partir daí, por pós-processamento é obtida a coordenada espacial de cada ponto medido.


Equipamento ALTM na aeronave

"Ao sobrevoar uma região, o equipamento envia sinais ao solo. E o retorno destes sinais é captado por um sensor para gerar o modelo digital, utilizado em estudos de travessias e levantamentos de localização de dutos", explica Amauri Brandalize, diretor da Esteio.

O mapeamento a laser é uma tecnologia que está revolucionando os procedimentos de obtenção de DTM (Modelo Digital de Terreno), permitindo que o trabalho seja realizado de forma mais direta, evitando processos fotogramétricos tradicionais ou levantamentos com outras técnicas como GPS.


Esquema do funcionamento do ALT

Já o GPR ou Georadar é um método geofísico de investigação, que basicamente consiste na emissão contínua de ondas eletromagnéticas no solo. Parte destas ondas é refletida nas estruturas ou objetos em profundidade. Os sinais são emitidos e recebidos através de uma antena disposta na superfície do terreno. O GPR é considerado o equipamento mais sofisticado para sondagens e investigações de baixa profundidade, apresentando aplicações nas áreas de Geologia, Geotecnia e Engenharia, Meio Ambiente (determinação de fluídos conta-minantes), levantamentos de estradas e pontes, além da identificação de tubulações. Entre suas principais vantagens, está a possibilidade de executar perfis contínuos do solo; a rapidez e baixo custo nos levantamentos, se comparado a sondagens ou escavações; e os resultados rápidos e de alta resolução.


GPR em operação

Pégaso
A Esteio realiza trabalhos para o setor de petróleo há 15 anos. Para Robson de Oliveira, o Pégaso (Projetos de Gestão Ambiental e Segurança Operacional da Petrobras) representa para a Esteio mais um marco no desenvolvimento das tecnologias de implantação e controle de Dutovias no Brasil. "Estamos desde a década de 80 contribuindo para que a Petrobras e suas associadas viabilizem com mais agilidade, precisão e qualidade seus planos de expansão de linhas, além de dispositivos de ge-renciamento para obras existentes. Já atuamos em milhares de quilômetros em todas as regiões do Brasil, executando levantamentos para implantação ou controle de inúmeras faixas de dutos nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste e também realizando implantação de linhas na região Norte, especialmente na Amazônia, que pelas próprias características regionais representaram um desafio muito além das questões técnicas", comenta Robson.

A Esteio participa ativamente do Pé-gaso desde fevereiro de 2001, através de serviços em aproximadamente 5 mil quilômetros de du-tos distribuídos nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, cobertura aerofotogra-métrica em escalas 1:8.000 e 1:30.000, levantamentos Laser/DTM, serviços de cadastramento, apoio fotogramétrico, mapeamento por orto-focartas, além de outras atividades.