Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) investe no monitoramento de dados hidrológicos georreferenciados

A criação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) representou um importante marco para o setor elétrico. A avaliação adequada dos potenciais de energia hidráulica e de outras fontes renováveis de energia, associada ao ritmo de desenvolvimento do País, requer que dados e informações georre-ferenciadas sejam geradas em quantidade, qualidade e prazos compatíveis com as demandas e exigências técnicas dos projetos de engenharia voltados aos estudos, a implantação e a operação dos aproveitamentos hidráulicos e outros sistemas alternativos de geração de energia elétrica.

Nesse contexto, a ANEEL decidiu estruturar um programa para a definição das diretrizes e as estratégias de monitoramento e georreferenciamento hidroclimatológico e dos recursos naturais para fins energéticos, baseado em um sistema capaz de:

1. Aperfeiçoar o sistema de moni-toramento remoto e de georreferenciamento hidrológico para fins de regulação e fiscalização do setor elétrico, a partir da definição de bases técnicas e metodológicas eficientes e atualizadas;

2. Melhorar a qualidade das informações obtidas por sistemas de aquisição automática de dados e a eficiência de sua análise;

3. Tornar mais eficaz o intercâmbio, a difusão e o compartilhamento de dados e informações, incluindo o uso de recursos da rede mundial de computadores;

4. Desenvolver sistemas para a transferência e a difusão georreferenciada de informações;

5. Estruturar uma base de dados georreferenciada, com o intuito de automatizar e aperfeiçoar o sistema de tomada de decisões.


Imagem Ikonos de Itaipú

No âmbito do desenvolvimento sustentável, as informações georreferenciadas sobre o meio ambiente, com destaque para a hidrometeorologia, para o aproveitamento da energia hidráulica e de outras fontes renováveis, são fundamentais. Essas informações são imprescindíveis para a definição das regras de concessão, operação e expansão do sistema de geração hidroenergético, para a tomada de decisões em vários níveis, para a gerência integrada dos recursos naturais e para a orientação da política de aproveitamento energético, com base no potencial de recursos naturais do país.

Em 1998 a ANEEL firmou um Acordo de Cooperação Técnica Internacional com a Organização Meteorológica Mundial (OMM) por sua reconhecida experiência na estruturação e manutenção de sistemas de monitoramento em nível internacional, e sua ampla capacidade gerencial, como agência de excelência para apoiar a estruturação e a execução do Projeto de Geoprocessamento ora apresentado.

O projeto atualmente em execução (com término previsto para 2004) propõe-se a desenvolver na ANEEL as condições tecnológicas e operacionais, para que se disponha de informações georreferenciadas em energia, hidrologia e meio ambiente, além de criar nessa casa uma CULTURA de utilização intensiva de um acervo de dados e informações georreferenciadas bom, moderno e democrático, com acesso amplo e generalizado tanto internamente, quanto para o público em geral. Nesse sentido, espera-se, ao longo do tempo, a incorporação de todos os elementos desse Projeto na rotina operacional da ANEEL.

Atualmente a ANEEL utiliza os seguintes aplicativos para a espacialização de dados e o desenvolvimento de sistemas de informações georreferenciadas: ArcView 3.2, ArcView Image Analysis, ArcView Tracking Analyst, ArcView Spatial Analyst, ArcView 3D Analyst, ArcView Network Analyst, ArcExplorer, ArcPAD, ArcPress, ArcView 8.2, Arc/Info 8.2, ArcEditor 8.2, ArcSDE 8.2, ArcIMS 4.0, MapObjects, ArcGIS Spatial Analyst 8.2, ArcGIS Geostatistical Analyst 8.2 e ArcGIS 3D Analyst 8.2, produtos da ESRI, e o Sistema de Processamento de Imagens ENVI 3.5, produto da RSI.

A equipe de geoprocessamento é constituída por seis técnicos com dedicação exclusiva à área, com formação multidisciplinar, operando microcomputadores com sistema operacional Windows 2000. O Banco de Dados Espaciais da ANEEL encontra-se desenvolvido no SQL SERVER 2000, estando armazenado numa Solução CLUSTER-DELL, com 4 processadores Pentium 3 de 700 MHz, 4 GB de memória RAM e 1 TB de armazenamento em disco rígido.


Principais Projetos:

1) Compensação Financeira pela utilização de recursos hídricos: Uso de imagens de satélite e de técnicas de geoprocessamento para o mapeamento da área inundada dos reservatórios das usinas hidrelétricas e das áreas dos municípios afetados pelo empreendimento, para fins de distribuição de recursos financeiros como uma compensação pela área alagada dos municípios.

2) Banco de Imagens de Satélite: Cobertura de todo o território brasileiro com a aquisição de imagens digitais georreferenciadas do Satélite Landsat, para apoiar as ações de regulação e fiscalização do setor elétrico.

3) Geração da Base Cartográfica Digital do Brasil, na escala 1:1.000.000: Em parceria com o IBGE e a CPRM, foram geradas 46 Folhas Topográficas Digitais Georreferenciadas, cobrindo o território brasileiro.

4) Geração da Base Cartográfica Digital do Brasil, na escala 1:250.000: Em parceria com a Diretoria do Serviço Geográfico (DSG) do Exército, a ANEEL está apoiando a geração da base digital do Brasil na escala 1:250.000, estruturada e validada para uso com Sistemas de Informações Geográficas (SIG).

5) Geração da Base Cartográfica Digital do Brasil, na escala 1:100.000: A ANEEL, através da rasterização e georrefe-renciamento das Folhas Topográficas na escala 1:100.000, está criando uma base cartográfica com cerca de 2.400 folhas, para apoiar a análise de projetos da ANEEL e o georre-ferenciamento dos empreendimentos do setor elétrico.

6) Banco de Dados Georreferenciados da ANEEL: Geração de uma base de dados georreferenciados com informações do setor elétrico e de outras instituições (IBAMA, FUNAI, CPRM, IBGE, DSG, DNPM, etc.), e sua disseminação na internet/intranet.

7) Geração de Mosaicos Estaduais a partir de imagens de satélite: A ANEEL, empregando dados de sensores remotos e técnicas de geoprocessamento, gerou 27 mosaicos digitais georre-ferenciados dos Estados brasileiros, a partir de imagens do Satélite Landsat 7, com o propósito de obter uma visão integrada dos empreendimentos do setor elétrico de cada unidade da federação, e apoiar as ações de estudos e análise de novos empreendimentos.

8) Espacialização e disseminação de dados hidrométricos: A ANEEL desenvolveu os Sistemas HIDRO e HIDROWEB (http://hidroweb.aneel.gov.br) para a análise de dados hidrométricos e a disseminação dos mesmos à sociedade, através da internet.

9) Espacialização dos Indicadores DEC/FEC: Através do emprego de técnicas de geoprocessamento, os valores de Qualidade de Distribuição de Energia DEC/FEC são regularmente mapeados para as Regiões, Estados e Municípios.

10) Plano de Universalização do Acesso a Energia Elétrica: A ANEEL está elaborando, para cada concessionária e permissionária de serviço público de distribuição de energia elétrica, as metas plurianuais de universalização do uso de energia elétrica, através da integração de dados sócio-econômicos, aspectos fisiográficos, redes de distribuição e recursos energéticos por intermédio de Sistemas de Informações Geográficas.

Os beneficiários diretos da incorporação da tecnologia de geoprocessamento ao setor elétrico são a própria ANEEL, as agências estaduais reguladoras e concessionárias, que têm absorvido toda a tecnologia de ponta referente ao monitoramento de dados hidrológicos georreferenciados, ao estado e alterações relativas aos recursos naturais e ainda os impactos ambientais decorrentes de todas as etapas de aproveitamento e utilização da energia elétrica no país.

Indiretamente, são beneficiados todos os segmentos da sociedade que, de alguma forma, utilizam informações relativas aos recursos naturais e seus usos, associados ou não ao setor elétrico (saneamento, irrigação, navegação, controle de cheias, piscicultura, lazer, pesquisa, etc.). Nesse sentido, a ANEEL mantém e desenvolve parcerias com setores usuários e reguladores do Estado e entidades com interesses e competências na gestão de recursos naturais e energéticos, tais como a ANA, IBGE, DSG, IBAMA, ANP, EMBRAPA e outros.

Na medida que se aumenta o conhecimento e a competência no uso dos recursos naturais envolvendo a produção, transmissão e distribuição de energia elétrica e suas relações com o meio ambiente, aumenta-se a utilidade de dados e informações espaciais com qualidade e disponibilidade.

Informações detalhadas sobre a ANEEL e o Setor Elétrico podem ser encontradas em http://www.aneel.gov.br.

Wougran Soares Galvão – atua na Superintendência de Estudos e Informações Hidrológicas (SIH) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). wougran@aneel.gov.br