Tanto a versão gratuita quanto a versão profissional do programa GPS TrackMaker® permitem o georreferenciamento de imagens em formatos populares BMP, GIF e JPG obtidos da digitalização direta de cartas em papel ou ortofotos aéreas ou de satélites. O georrefereciamento é feito através de 2 pontos, logo, a imagem a ser inserida já deve estar rotacionada, com o eixo norte-sul verdadeiro ou da quadrícula perfeitamente na vertical. Imagens que mostram sistemas retangulares como o UTM devem ser georreferenciadas no modo "Grade Verdadeira".
A maneira mais fácil de calibrar uma imagem no programa GPS TrackMaker® sem dúvida é através da indicação das coordenadas do canto superior esquerdo e inferior direito. Este método deve ser usado somente quando há possibilidade de obter os valores dos extremos da imagem de forma precisa, o que não ocorre quando há bordas ou excessos gerados no processo de digitalização.

A calibração pelos extremos é feita na janela "Propriedades da Imagem"que pode ser acessada a partir do menu "Ferramentas" ou clicando-se com o botão esquerdo do mouse sobre a imagem. Também pode ser acessada pelo botão

Inserindo manualmente as coordenadas
Para calibrar a imagem, primeiro verifique o sistema de coordenadas e a notação e depois tecle os valores das coordenadas do ponto #1 e do ponto #2, que correspondem respectivamente ao canto superior esquerdo e inferior direito da imagem. Logo após, aperte o botão . Se os pontos digitados forem compatíveis, uma mensagem aparecerá informado que a calibração foi feita com sucesso.

Calibração feita com 2 Waypoints
Ao invés de inserir manualmente as coordenadas, é possível usar as coordenadas de Waypoints para definir os pontos #1 e #2. Para isso, clique sobre as opções "#1" ou "#2" na caixa"Calibrar com Waypoints" e logo em seguida escolha o Waypoint correspondente àquele ponto. Repita o procedimento para o segundo ponto e aperte o botão . Para alternar a pesquisa de Waypoints por nomes ou comentários, clique na caixa de verificação ao lado da lista de Waypoints.

Utilizando um arquivo texto para calibrar múltiplas imagens
Para mosaicos que possuam grande quantidade de imagens, a utilização de um arquivo texto com uma lista de coordenadas dos extremos de cada imagem é mais conveniente do que a calibração de cada imagem isolada. O exemplo abaixo mostra como duas imagem no sistema UTM podem ser georreferenciadas pelas coordenadas dos extremos através de um arquivo texto:

Version,212
WGS 1984 ,217, 6378137, 298.2572236, 0, 0, 0
USER GRID,0,0,0,0,0
i,utm,23K,597570,7781950,23K,598770,7780950,C:Imagesf4235.jpg
i,utm,23K,597570,7782950,23K,598770,7781950,C:Imagesf4236.jpg

No exemplo acima, basta gravar o texto em um arquivo com a extensão TXT e abri-lo no programa GPS TrackMaker® para que as imagens contidas na pasta "C:Images" sejam carregadas e georreferenciadas automaticamente no datum WGS84 e sistema UTM.

A figura a seguir mostra um mosaico de 32 ortofotos da cidade de Belo Horizonte georreferenciadas a partir de um arquivo texto criado a partir de uma tabela Excel.

Nota: a precisão no georreferenciamento de imagens no programa GPS TrackMaker dependerá de quatro fatores essenciais: norte verdadeiro ou da quadrícula para cima, utilização do mesmo sistema de coordenadas da imagem, inexistência de bordas no caso de georreferenciamento pelos extremos e finalmente regularidade da escala em toda a imagem. Este último fator deve ser observado principalmente em ortofotos ou em fotos de satélites que devem estar retificadas geometricamente antes de sua utilização no programa.

Odilon Ferreira Júnior – autor do programa, é Engenheiro Civil e Bacharel em Direito pela UFMG.odilonferreira@terra.com.br