Em São Paulo, de 20 a 23 de maio, o GEOBrasil 2003 será um ambiente ideal para a inovação tecnológica, conhecer resultados concretos do uso da geoinformação e boas oportunidades comerciais

Por Marjorie Xavier

Enfim, um evento que reúne as principais empresas do setor de geoinformação, instituições de pesquisa e usuários em busca de soluções que utilizem o atributo geográfico plenamente integrado. A Alcantara Machado, com a experiência de mais de 40 anos na organização de eventos, conseguiu atender às diferentes expectativas de público e mercado com a criação do GEOBrasil, que neste ano terá sua quarta edição. Se antes parecia difícil conseguir a integração entre vendedores, técnicos, empresários e pesquisadores, agora a comunidade de geoinformação já sabe que todo mês de maio tem um compromisso imperdível em São Paulo.

Após pesquisar o potencial do mercado e suas perspectivas de crescimento, a Alcantara Machado buscou apoio técnico para viabilizar um evento que propiciasse um ambiente de negócios e oportunidades, sem deixar de lado a atualização tecnológica e troca de experiências. Assim nasceu o GEOBrasil, que tem como consultor o engenheiro cartógrafo Emerson Zanon Granemann, editor da InfoGEO, responsável também pela convocação de um verdadeiro time de experts na composição da comissão técnica do congresso (veja box).

O GEOBrasil 2003 – 4º Congresso e Feira Internacionais de Geoinformação promete superar expectativas, especialmente no que diz respeito à geração de negócios. "Isto porque a maioria das principais empresas do setor irá participar da feira e, com isso, os visitantes podem ter a certeza que encontrarão as mais representativas marcas nacionais e internacionais dos setores de equipamentos e softwares", comenta José Danghesi, diretor do evento. Além disso, apostando na qualidade e diversidade do público, os expositores estão se preparando para lançar novos produtos e serviços durante a Feira.

Enquanto isso, o congresso segue a tradição de fomentar debates e propor soluções aos problemas que cercam o mundo da geoinformação. Estarão na pauta o novo cadastro rural, políticas de produção e distribuição de dados geográficos, intero-perabilidade, classificação e certificação de trabalhos de mapeamentos, entre outros temas polêmicos. É importante ressaltar que o congresso do GEOBrasil prioriza temas atuais e voltados a soluções gerenciais. Em razão disso, suas palestras não têm o caráter excessivamente técnico que caracteriza outros eventos da área cujo foco principal é a área acadêmica.

Em 2003, o GEOBrasil deve se consolidar como o grande evento de abrangência internacional que reúne em um mesmo espaço congresso e feira de produtos e serviços. Será realizado no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo, metrópole que concentra as maiores transações econômicas da América do Sul e, portanto, a mais indicada para sediar um evento da dimensão do GEOBrasil. Além disso, não só o local como também a data é estratégica – a Alcantara Machado pesquisou o mercado, consultou expositores e constatou que o mês de maio é o ideal para a realização do evento para este setor.

Público diversificado
O GEOBrasil tem entre suas características mais marcantes o fato de ser dirigido a um público diversificado, ou seja, é um evento apropriado a especialistas, leigos, técnicos, dirigentes e empresários. Para satisfazer a todos, as apresentações estão organizadas em diferentes formatos, como os tutoriais, que funcionam como "mini-cursos". As mais de 100 palestras estão divididas em 3 Painéis, cujos temas principais são Tecnologia, Gestão e Inovação. Ainda estão previstas palestras especiais, com a participação de convidados nacionais e internacionais (veja box). Outro destaque são os workshops empresariais, espaços destinados às empresas expositoras para a demonstração de seus lançamentos e de cases de sucesso.

Painel de Gestão
O maior painel do congresso terá palestras sobre os seguintes temas: Negócios (Inteligência de Mercado, Geomarketing, AVL, LBS, GIS Móvel e Internet); Infra-estrutura (Energia, Saneamento, Telecomunicações e Petróleo) e Administração Pública (Municipal, Estadual e Federal) e Meio Ambiente. Neste painel, a engenheira geotécnica Jacqueline Versiani Ramos Musman, da Transpetro, apresentará o projeto de elaboração de Cartas Temáticas Geotécnicas para todas as faixas de dutos da empresa. Também da Transpetro, João Hipolito de Lima Oliver falará do geoposicionamento de dutos.

A Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro, mostrará como o uso das geotecnologias pode colaborar na saúde pública. A engenheira cartógrafa Mônica Magalhães, coordenadora do Laboratório de Geoprocessamento da Fundação, explicará como funciona o mapeamento de doenças através de tecnologias de ponta, cruzando dados populacionais e informações do Ministério da Saúde.

Para provar a eficácia da ferramenta de geomarketing em algumas atividades inerentes ao setor de telecomunicações, o GEOBrasil convidou Maria da Conceição Pereira, coordenadora da área de Inteligência de Mercado da Brasil Telecom. "Um software de GIS customizado às necessidades da empresa e uma base de dados de mercado e clientes geocodificada permitem estudos de identificação do mercado e a sua classificação, possibilitando a construção de perfis de clientes e prospects", explica a especialista.

Outra participação importante será a de Marcus Monteiro Torres, analista de Planejamento e Mercado da Fiat. Torres aponta a imensa diversidade do país para justificar a necessidade do uso das geotecnologias: "Somos um país-continente, com 27 estados e 8,5 milhões de quilômetros quadrados, fazemos divisa com outros 10 países, temos no mínimo seis espécies de climas diferentes. As geotecnologias são essenciais para cruzar dados, mapear regiões e analisar resultados. De outro modo teríamos pilhas de papel para analisar e demoraríamos muito mais para alcançarmos resultados precisos", explica o analista. Marcus é responsável, dentro da Fiat, pela implementação de um projeto revolucionário baseado em Geomarketing.

O Painel de Gestão também vai apresentar os desafios encontrados pela Companhia de Habitação (Cohab) do Estado do Pará na implantação do SIME – Sistema de Informação Urbana e Metropolitana. A arquiteta Claudia Sadeck Burlamaqui, do Núcleo de Geoprocessamento da Cohab, falará de resultados obtidos com o sistema, elaboração do mapa básico digital da Região Metropolitana de Belém, levantamento aerofotogramétrico e projeto de banco de dados. Outra aplicação interessante da geoinformação será levada por Jayme Svirski, da Secretaria de Educação de Porto Alegre, que apresentará um GIS aplicado à educação.

Painel de Tecnologia
Obedecendo aos temas Dados Geográficos (Levantamento Terrestre, GPS, Imagens de Satélite, Aerofotogrametria, Cadastro Rural e Mapeamento); Integração de Tecnologias (GIS, Dados, Hardware, Software, e Wireless) e Fator Humano (Formação e Aculturamento), o Painel de Tecnologia será o local perfeito para a avaliação de diferentes ferramentas, proporcionando ampla visão das possibilidades oferecidas pelas geotecnologias.

O que o usuário de uma empresa de utilities precisa saber sobre o conceito "Time-based GIS"? Para responder a esta pergunta, Alejandro Spiritoso McCabe, presidente da empresa argentina 4DataLink, analisará um modelo de 4D da rede elétrica como elemento de integração de dados corporativos.

A Companhia Vale do Rio Doce também marcará presença no Painel de Tec-nologia. Jair Rabbi, supervisor técnico de Topografia e Projetos Operacionais da empresa, ministrará a palestra "Tecnologia GPS supera expectativas no complexo minerador da CVRD em Itabira". Eduardo da Silva Pinheiro, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), abordará o uso de imagens QuickBird no estudo da Mata Atlântica. Carlos Roberto de Souza Filho, chefe do Departamento de Geologia e Recursos Naturais do Instituto de Geociências da Unicamp, falará das novas perspectivas de sensoriamento remoto avançado e de baixo custo. Mauricio Muller, gerente da LACTEC – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, apresentará a experiência e resultados obtidos pela empresa com o uso de mapeador digital a laser aerotransportado.

Painel de Inovação
Grandes investimentos previstos para o setor, mudanças de paradigmas no mercado e políticas legais institucionais de dados geográficos (produção, distribuição, classificação, certificação e interoperabilidade) são os temas do Painel de Inovação. Nele, Gilberto Câmara, do Inpe, discutirá o problema de disponibilidade de dados em instituições públicas. O pesquisador fará uma comparação entre duas estratégias de disseminação de dados públicos: o caso americano (dados ao custo de reprodução) e o caso europeu (em que se cobra o custo de produção). Alfredo Escobar, da empresa chilena Mapas Digitales, fará uma palestra sobre a implantação de GIS na administração de informações territoriais em dois ministérios do Chile.

Mostrar aplicações reais da Geoinformação tem sido um compromisso do Congresso GEOBrasil desde a sua criação, em 2000. Seguindo esta linha, o evento irá destacar casos de sucesso como o uso das geotecnologias em aplicações na área de inteligência de mercado, no setor bancário, na vigilância da Amazônia, na implantação e monitoramento de dutos e prevenção de acidentes na Petrobras e em concessionárias de infra-estrutura como a Eletropaulo.

O GEOBrasil é um evento que acredita na cooperação do meio acadêmico com o setor privado. E para falar da aproximação entre empresas de geoprocessamento e universidades estará presente Cláudia Bauzer, da Unicamp. "Um dos objetivos da minha palestra é discutir como problemas teoricamente simples do ponto de vista prático podem levantar questões no domínio da pesquisa", conta Claudia.

Feira
O que existe de mais moderno em equipamentos, produtos e serviços voltados para soluções integradas de mapeamento, localização e análise geográfica para gestão de negócios estará no GEOBrasil 2003. A lista com os nomes das empresas expositoras está no site do evento: www.geobr.com.br. Também o conteúdo das palestras e tutoriais, bem como o currículo dos palestrantes, estão detalhados no site, que ainda informa preços promocionais para inscrições antecipadas ao evento.

Com a presença de um público altamente qualificado, que mescla produtores, integradores e usuários de Geoinformação que buscam inserir em seus sistemas de informações o atributo espacial, o GEOBrasil se firma como o lugar certo para a realização de negócios. A feira será realizada das 10h às 19 horas, horário que permitirá a visita dos participantes do Congresso, e terá acesso livre para profissionais do setor e potenciais compradores de produtos e serviços relacionados às geotecnologias.

The Best of GITA
"The Best of GITA" é o nome do evento paralelo que será realizado durante o GEOBrasil. Neste espaço contido no congresso, serão apresentados os destaques do 26º Congresso e Feira Anual da GITA, que aconteceu no início de março em San Antonio, no Texas, Estados Unidos. O evento, que tradicionalmente tem a presença das maiores autoridades mundiais da área de Geoinformação, antecipa tendências do mercado para os próximos anos. Desta forma, o profissional que assistir as palestras do "The Best of GITA" no GEOBrasil saberá dos mais importantes acontecimentos do evento mundial da GITA. Robert Samborski, diretor executivo da GITA, e Karen Levy, presidente mundial da associação, já confirmaram presença como palestrantes no GEOBrasil 2003.

O evento em São Paulo também tem a presença garantida de profissionais brasileiros que estiveram no Texas, como Geovane Cayres, gerente do CPQD e presidente da GITA Brasil, e Eduardo de Rezende Francisco, especialista de negócios da AES Eletropaulo, colunista da InfoGEO e sócio-fundador da GITA Brasil, que traçarão um panorama das principais novidades que foram divulgadas em solo americano e que vão afetar diretamente o mercado brasileiro.

A GITA Brasil recentemente colocou no ar o seu site – www.gita.org.br -, onde será possível o cadastramento de novos sócios. Com isso, ficam disponíveis na internet todas as informações referentes à associação brasileira, bem como notícias sobre eventos. Ponto de encontro virtual que tem como objetivo facilitar a troca de informações e idéias entre os associados, já conta com um informativo e deverá em breve organizar uma lista de discussão. No site também é possível conferir o estatuto e como funciona a estrutura da GITA Brasil.

GEOBrasil Notícias
A Alcantara Machado Feiras de Negócios acaba de lançar o informativo "GEOBrasil Notícias". A tiragem de 20 mil exemplares ainda está sendo distribuída ao mercado. Em formato de revista, a publicação apresenta conteúdo editorial que destaca as geotecnologias e suas aplicações. A idéia é divulgar não somente o evento, mas principalmente a importância da geoinforma-ção no dia a dia das pessoas e na gestão de negócios, buscando ampliar cada vez mais o conhecimento sobre o assunto. A revista "GEOBrasil Notícias" ainda conta como foi a última edição do evento, através de depoimentos de palestrantes e visitantes da feira e trechos de notícias que circularam na grande mídia. Além da revista, serão distribuídos mais de 100.000 convites para a feira.


Centro de Convenções Imigrantes

Informações sobre o GEOBrasil 2003: www.geobr.com.br, info@geobr.com.br e (11) 6096-5311.