Em maio de 2003, a Associação de Tecnologia e Informação Geoespacial – GITA Brasil comemora o seu primeiro aniversário. O gerente de Inovação do CPqD Telecom & IT Solutions, Geovane Cayres Magalhães, assumiu a presidência da GITA Brasil há um ano, quando foi eleita a primeira diretoria e aprovado o regimento interno da associação, que é aberta e reúne todos os setores que utilizam e produzem a geoinformação. O engenheiro Geo-vane possui títulos de mestre e doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Toronto/Canadá e atua na área de tecnologias geoespaciais desde 1989. No CPqD, que tem sede em Campinas, gerenciou um dos principais projetos brasileiros de uso de sistemas de informações geográficas em teleco-municações (SAGRE). Também é professor do Instituto de Computação da Universidade de Campinas (Unicamp). Na entrevista a seguir, ele fala sobre a GITA Brasil e revela um projeto para a criação de uma infra-estrutura básica de endereçamento georreferenciada.


Geovane Cayres Magalhães, presidente da GITA Brasil (geovane@cpqd.com.br)

InfoGEOPor que foi criada a GITA Brasil?
Geovane – A Associação Brasileira de Tecnologia e Informação Geoespacial – GITA Brasil foi criada para reunir profissionais, empresas e organizações, sejam usuários ou fornecedores, com o objetivo geral de promover ações para a disseminação e uso por todos os segmentos da sociedade brasileira das tecnologias e informações geoespaciais.

InfoGEOQuais são suas metas para esta primeira gestão?
Geovane – Esta gestão espera estabelecer as bases da associação. Aprovamos o regimento interno, registramos e estamos colocando no ar o nosso site. Celebramos acordos com a Alcantara Machado Feiras de Negócios, promotora do evento GEOBrasil, e a Espaço GEO, responsável pela revista InfoGEO e portal MundoGEO. Juntamente com o lançamento do nosso site estamos disponibilizando os procedimentos para filiação de novos membros. Até o final do GEOBrasil 2003 estaremos com uma massa crítica de associados que nos permitirão melhorar o nosso suporte administrativo buscando promover uma forte interação entre os nossos associados. Esta massa crítica é condição para começarmos a nos apresentar mais agressivamente para a sociedade com o lançamento de programas de cooperação e projetos especiais.

InfoGEOPor que a associação nasce afiliada à GITA Internacional?
Geovane – O nosso envolvimento com a GITA dos Estados Unidos vem de muitos anos. Neste período experimentamos de forma concreta a troca de informações com os associados usuários (empresas que usam a tecnologia e informação geoespacial). Podemos dizer que a GITA Estados Unidos foi a inspiradora da nossa associação. Embora, é claro, a nossa associação seja totalmente independente, a afiliação à GITA Internacional se deve à coincidência da maioria dos nossos interesses. É importante ressaltar que a GITA Internacional apoiou efetivamente a criação da GITA Brasil antes mesmo do seu início.

InfoGEOTrace um panorama da atuação da GITA Internacional, da GITA Estados Unidos e das outras afiliadas?
Geovane – Antes da criação da GITA Internacional já existiam GITAs além da GITA Estados Unidos. O relacionamento entre estas GITAs era muito informal. Recentemente, para organizar e aumentar o relacionamento entre estas GITAs, foi criada a GITA Internacional. Desta forma a GITA Internacional faz a ponte entre as GITAs nacionais incentivando a troca de informações e distribuindo benefícios de interesse comum. A GITA Estados Unidos continua com sua força e é a principal fornecedora de informações e benefícios para a GITA Internacional.

InfoGEOPor que é importante existir uma associação na área de geotecnologias?
Geovane – A importância da informação geoespacial e suas tecnologias associadas tem crescido muito nos últimos tempos. Devido a sua pluralidade de aplicações, praticamente tudo o que lidamos pode se beneficiar da dimensão localização geográfica. Contudo, no Brasil, este segmento industrial nunca foi propriamente considerado. Tratado como uma parte dos outros segmentos fica difícil organizar ações que promovam o crescimento dos envolvidos. Uma associação como a GITA Brasil pode preencher esta lacuna.

InfoGEO Quais são as prioridades da GITA Brasil?
Geovane – A principal prioridade da GITA Brasil é servir à sociedade brasileira através de ações suportadas pelos seus associados. Sendo o Brasil um país em desenvolvimento, a nossa associação vai priorizar ações que visem o compartilhamento de informações, o crescimento tecnológico e o uso da informação geoespacial para melhorar os nossos negócios, trazer o bem-estar para a sociedade, principalmente nas suas camadas menos favorecidas, e aumentar o nível de conhecimento dos seus associados.

InfoGEOA comunidade já tentou criar outras associações no passado, que não conseguiram ser representativas e não deram certo. Por que agora a GITA Brasil será diferente?
Geovane – Todos este movimentos anteriores de certa forma contribuíram na criação da GITA Brasil. A RBGEO, por exemplo, foi muito importante na conscientização da nossa classe. Eu acredito que agora estamos mais maduros e o principal diferencial que estamos adicionando a estas experiências é o fortalecimento das empresas/instituições usuárias e fornecedores como membros da associação.

InfoGEOQuem deveria se associar? Quais são os benefícios do sócio?
Geovane – Em princípio, qualquer pessoa ou organização com interesse em tecnologias e informações geoespaciais, que esteja de acordo com os nossos princípios e objetivos, pode se associar à GITA Brasil. Inicialmente, os novos sócios já podem se beneficiar de descontos em eventos patrocinados ou organizados pela GITA Brasil. Os congressistas do GEOBrasil 2003 recebem um desconto se desejarem se associar. No portal www.gita.org.br os associados terão acesso diferenciado, podendo receber e trocar informações selecionadas. Além de muitos outros benefícios que estão sendo implementados (vejam detalhes no nosso site) os associados podem usar as forças coletivas da associação, influenciando e recebendo apoio, com novas idéias e projetos de interesse da comunidade.

InfoGEOQuais são os principais projetos e idéias que a GITA Brasil está desenvolvendo?
Geovane – As idéias e projetos da associação vêm dos seus membros. Após o GEOBrasil 2003, nós vamos priorizar estas idéias e projetos e oportunamente lançá-los e implementá-los. Contudo, uma idéia/projeto já está sendo preparada para seu lançamento no GEOBrasil 2003 – a criação de uma infra-estrutura básica de endereçamento georreferenciada. Vamos estabelecer um padrão de representação georreferenciada de eixos de ruas com informações básicas de endereçamento e organismos públicos (tais como escolas, hospitais, postos de saúde, delegacia de polícia, etc) apoiado pelas principais forças governamentais e empresas usuárias e fornecedoras da informação geoespacial.

InfoGEOEsta idéia parece bastante interessante. Quais são as vantagens do Brasil possuir uma base de dados padrão de eixos de ruas? Que parcerias e integrações serão necessárias?
Geovane – A principal vantagem será o compartilhamento e atualização destes dados. O fundamental do projeto é derivar um conjunto básico de informações, uma espécie de mínimo múltiplo comum, com um apelo imediato de aceitação pelo mercado e utilização prática na ajuda à implementação de políticas públicas. A esta infra-estrutura básica poderão ser adicionadas informações que agregam valor para cada aplicação específica. Muitas articulações serão necessárias de forma que organizações chaves se comprometam com o projeto desde o seu início. Eu vejo, por exemplo, a ECT (Correios) e o IBGE como organizações importantes neste projeto. O Governo como um todo, seja da esfera federal, estadual ou municipal, deverá ter um papel fundamental no projeto como fornecedor e usuário das informações. As empresas particulares usuárias e fornecedoras de informações poderão contribuir com as informações básicas em troca da garantia de atualização. O fundamental é desarmar os espíritos abrindo espaço para o crescimento de todos. A GITA Brasil estará a postos para receber contribuições de todos os segmentos interessados.