PDAs (Personal Digital Assistant), também conhecidos como handhelds ou palmtops, são computadores de mão. Estes equipamentos estão cada vez mais evoluídos, com sistemas caracterizados pela flexibilidade (importação exportação de diversos formatos de dados), implementação de recursos, interfaces amigáveis e interativas, acessibilidade e otimização, favorecendo os levantamentos em campo, possibilitando desde a coleta de dados até a utilização do GPS acoplado para identificação da posição geográfica.


Clique na imagem para amplia-la

Considerando o cartógrafo como principal usuário, a tabela a seguir procura identificar os itens julgados relevantes na definição do equipamento adequado às necessidades deste usuário. Foram levantados os modelos mais conhecidos e modernos disponíveis no mercado e selecionados apenas os itens considerados de particular interesse do cartógrafo, dentre eles:

Bateria: a importância da durabilidade.
Display: estabilidade de visão tanto ao ar livre ou em lugares de grande intensidade de luz solar.
Entrada de dados: simples.
Adaptador CA: recarregar o PDA sem necessidade de pilhas. Resistente a quedas: para o trabalho em campo é um item que se torna importante.
A prova d’água: para o trabalho em campo é um item que se torna importante.

Desta forma, itens como MP3 player, vídeo, componentes de áudio e softwares básicos que já compõem o PDA foram desconsiderados.

No item GPS, só foram encontrados dois modelos de PDAs em que o GPS já vem acoplado. Para os demais PDAs, portanto, foram sugeridos alguns modelos de GPS compatíveis. Quanto aos softwares a serem utilizados com o GPS, foram obtidas poucas informações, permanecendo os modelos GS5 e o Pathfinder Pocket sem esses dados.

Os valores finais dos PDAs sugeridos foram todos considerados sem o GPS.

É importante ressaltar que as informações técnicas apresentadas na tabela foram obtidas pela compilação dos dados pesquisados em diversos sites e que os preços são resultantes do cálculo dos valores médios, também apresentados nos sites. A pesquisa de preços foi realizada no mês de Março/04.

A seguir o significado de alguns itens citados na tabela:

Tecnologia Transreflectiva: display de cristal líquido transreflexivo que combina a alta saturação de cor e o alto contraste de um display TFT mantendo a estabilidade de visão tanto ao ar livre ou em lugares de grande intensidade de luz solar.

Bluetooth: tecnologia que permite a comunicação sem fio com outros aparelhos eletrônicos.

Wi-Fi: É a abreviatura de "wireless fidelity" (fidelidade sem fios), expressão que se refere a produtos e serviços que respeitam o conjunto de normas 802.11 criado pelo Electrical and Electronic Engineers (IEEE). A norma mais conhecida é a 802.11b.

USB (Universal Serial Bus) : é uma interface plug and play entre o computador e dispositivos (como joystick, MP3 Player, teclados, telefones, scanner, e impressoras). Com o USB um novo dispositivo pode ser colocado no computador sem ter que adicionar uma placa adaptadora ou mesmo ter de desligá-lo. Basta conectar o periférico que ele é automaticamente identificado e instalado.

IrDA: Sigla de Infrared Data Association, entidade que define o padrão de mesmo nome para a transmissão de dados via raios infravermelhos, ou seja, sem fios. O Palm é compatível com esse padrão a partir do modelo Palm III.

SD, MMC: Amplia a memória de PDAs

SDIO: O SDIO é um padrão para cartões que possuem recursos para acesso a Imput/Output (entrada e saída), desenvolvido pela Secure Digital Association (SDA), consórcio formado por cerca de 500 empresas. A especificação foi aprovada em janeiro de 2002.

Slots: Entrada para a conexão de cartões no PDA.

Os sites utilizados para pesquisa foram os seguintes:
www.palmland.com.br
www.palmbrasil.com.br
www.palmbr.com.br
www.santiagoecintra.com.br
www.trimble.com.br
www.telemoveis.com
www.kolb.com.br
www.semptoshiba.com.br
www.submarino.com.br
www.americanas.com.br
www.dell.com.br
www.mercadolivre.com.br
www.hp.com
www.delorme.com
www.manfra.com.br
www.fschmidt.com.br
www.sony.com

Eliana Ferreira Cascaes Correia
Engenheira da Computação da Esteio
Engenharia e Aerolevantamentos

Denise Rodbard Falat
Engenheira Cartógrafa da Esteio
Engenharia e Aerolevantamentos