Uma breve descrição sobre como o sistema FME veio atender as necessidades do atual mercado de geoprocessamento

O desenvolvimento de sistemas de geoprocessamento trouxe soluções para questões em diversas áreas da atividade humana. Mas, quem pensa que os custos de implantação desta geotecnologia, gastos e demanda de pessoal especializado em treinamentos se torna um empecilho no momento de contar com este apoio está enganado. Esta tecnologia vêm se tornando forte aliada na promoção do desenvolvimento das entidades e órgãos requisitórios (como empresas públicas e privadas, instituições estratégicas e de desenvolvimento).

E não pára por aí. A cada dia estes órgãos exigem precisão e compatibilidade entre as informações a baixo custo e em menos tempo. Procurando acompanhar as necessidades do mercado, a EasyGEO desenvolveu uma importante ferramenta que possibilita a integração entre os diversos sistemas de Geoprocessamento existentes, permitindo a integração entre projetos.


Fig. 1: Ilustração da interface do módulo FME Workbench.

O FME (Feature Manipulation Engine) é um sistema que permite a visualização, extração, manipulação e exportação entre mais de 130 formatos Geoespaciais (Raster e Vetoriais), além da criação e conversão entre milhares de sistemas de coordenadas. Possui diversos recursos que promovem o acesso e controle total sobre os dados geoespaciais.


Fig. 2: Ilustração da interface do módulo Universal Viewer.

O sistema pode ser usado separadamente ou em rede. Sua tecnologia é divida entre os seguintes módulos:

FME Universal Translator – Permite desde simples e pré-configuradas traduções entre formatos até as mais complexas manipulações e processamentos nos dados, propiciando ao usuário desenvolver em ambiente texto quaisquer modificações desejadas,

FME Workbench – Permite ao usuário controlar todas as manipulações e traduções entre formatos, como no módulo Universal Translator, mas em uma interface orientada a objetos, ou seja, todos os processamentos nos dados são realizados de maneira gráfica, utilizando-se transformadores e modifica-dores pré-configurados. A Figura 1 ilustra a interface do módulo FME Workbench,

FME Universal Viewer – Permite visualizar todos os dados em quaisquer formatos geoespacias e controlar todas as modificações realizadas,

FME Universal Translator ou FME Work-bench. A Figura 2 ilustra a interface do módulo Universal Viewer.

Além dos módulos citados, o FME conta com kits e ferramentas que permitem, por exemplo, a criação e conversão de milhares de sistemas de coordenadas, a adição das funcionalidades da tecnologia em outros sistemas já desenvolvidos ou em fase de desenvolvimento e a criação de novos formatos.

Dividido em 8 pacotes diferentes, o sistema propicia as soluções exatas para as necessidades de cada tipo de usuário. Assim, o suporte aos formatos mais complexos cresce
entre os pacotes, permitindo que o usuário adquira o pacote que mais lhe agrade.

Com todos esses recursos, o FME estrategicamente propicia de maneira ágil e fácil a integração entre os sistemas presentes no mercado, suportando entre outros for-matos os Adobe, Autodesk, Bentley, ESRI, GE Company, IBM, IDRISI, Intergraph, LaserScan, MapInfo, Microsoft e Oracle.

O FME é um sistema que permite a visualização, extração, manipulação e exportação entre mais de 130 formatos Geoespaciais, além da criação e conversão entre milhares de sistemas de coordenadas.

Com um simples arraste do mouse, é possível reunir diversos projetos de diferentes formatos em uma única área de trabalho, propiciando assim sua unificação e escolhendo qual o formato final de saída para eles.

Nesse aspecto, o FME vem unificar e simplificar bases de dados que, pelo volume e incompatibilidades, não são aproveitados de maneira sistemática e eficiente. Seu uso avulso ou em rede propicia a democratização dos diversos formatos, que, anteriormente, eram exclusivos de determinados sistemas.

Existem ainda outros sistemas FME, como o FME Provider e o SpatialDirect. No entanto, sua abordagem ficará para artigos futuros.

Pacotes FME
Do mais simples aos mais
complexos
 FME Desktop Suite
 FME Professional Suite
 FME ESRI Suite e FME Intergraph Suite
 FME Oracle Suite e FME DB2 Suite
 FME Smallworld Suite
 FME Enterprise for Unix

Alexandre Saleimen Nader
Sócio Fundador da EasyGeo
Sistemas Espaciais
alexandre.nader@easygeo.com.br

Informações na internet:
www.easygeo.com.br