Projeto PIATAM II: uma ferramenta de suporte ao monitoramento dos dutos da Petrobras na Amazônia

O Projeto PIATAM II (Monitoramento das Áreas de Atuação da Petrobras: Potenciais Impactos e Riscos Ambientais da Indústria do Petróleo e Gás no Amazonas) foi idealizado para minimizar os impactos ambientais provocados pelas atividades da indústria do petróleo na Amazônia. Assim, ajuda a promover a produção e o transporte de óleo e gás de forma sustentável, contribuindo também para a ampliação do conhecimento científico sobre a região.

Neste trabalho, as geotecnologias constituí-ram-se em ferramentas fundamentais nos processos de tomada de decisão, definindo com maior eficácia planos de contingência mais adequados às variações sazonais do ambiente amazônico.

A dinâmica dos rios na Amazônia exige o es-tabelecimento de cenários que representem a grande influência sazonal: seca, enchente, cheia e vazante. Para registrar estas variações, 244 imagens de radar do satélite japonês JERS-1 foram utilizadas na confecção de 4 mosaicos referentes aos citados cenários, que auxiliaram na modelagem hidrodinâmica nas áreas de várzea entre Manaus e o lago Coari.

Entre os resultados diretos do PIATAM II, pode-se destacar a elaboração de um pro cesso inovador de gestão multidisciplinar e a construção de um banco de dados georreferenciado com informações estratégicas sobre a fauna, a flora, o meio físico, a sócio-economia e a saúde pública na Amazônia Central. Estes produtos, entre outras aplicações, serviram como base para a elaboração do Relatório de Impacto Ambiental utilizado no licenciamento do gasoduto Coari-Manaus.

As geotecnologias constituíram-se em ferra-mentas fundamentais nos processos de tomada de decisão nos trabalhos do Projeto PIATAM, definindo com maior eficácia planos de contingência mais adequados às variações sazonais do ambiente amazônico.

Os dados gerados pelo projeto contribuíram ainda para realizar uma mega instalação artística, construída sobre uma estrutura inflável em forma de bolha, com vídeos, imagens de satélite e sons diversos da planície aluvial, com capacidade para 120 pessoas, numa apresentação de 360º que simula um vôo panorâmico sobre a Bacia do Rio Solimões e sobre os gasodutos localizados na Amazônia.
Para a consolidação dos resultados do Projeto PIATAM II, será implementado um procedimento de coleta de dados contínuo que permita a permanente atualização, o refinamento e a ampliação da metabase digital já existente, gerando cenários praticamente em tempo real, quando necessário. Tais atividades já fazem parte do PIATAM III, iniciado neste ano.

O PIATAM II é um excelente exemplo de como a análise interdisciplinar, associada a ferramentas de geoinformação, serve como base para o planejamento das ações futuras da Petrobras na Amazônia, fortalecendo a imagem de responsabilidade social e ambiental da Companhia junto às comunidades que habitam esta vasta área do território nacional.

Informações na internet:
www.piatam.ufam.edu.br

Fernando Pellon de Miranda
Geólogo, da Geoquímica P&D de Exploração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo A. Miguez de Mello – CENPES