A qualidade da água do Rio Paraíba do Sul está sendo monitorada via satélite desde o dia 29 de março. No município de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, foi instalada a primeira de sete plataformas que vão transmitir automaticamente, por meio de satélites de coleta de dados, informações sobre a qualidade da água a cada três horas.As outras seis plataformas serão instaladas até o final do ano em trechos do Paraíba de Guaratinguetá, Queluz, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Jacareí e Santa Branca.

As informações serão captadas por meio de sensores existentes nas plataformas.Os satélites SCD (Satélite de Coleta de Dados) 1 e SCD 2 e CBERS 2 (satélite sino-brasileiro) captam as informações e transmitem para as bases do Inpe de Cuiabá (MT) e Alcântara (MA).

"Imediatamente os dados são repassados ao Inpe em Cachoeira Paulista, onde serão analisados e repassados à Cetesb", explica o engenheiro da Divisão de Meio Ambiente do Inpe, Flávio Magina. Caberá ao Inpe e à Cetesb Rio Paraíba do Sul é monitorado pelo INPE disponibilizar as análises para o público via internet.

O sistema começa a funcionar em Cruzeiro e a próxima plataforma será instalada em Guaratinguetá. "Serão 90 dias em caráter experimental para cada plataforma, quando vamos calibrar o equipamento, comparando as análises via satélite com análises feitas de modo convencional", completa Flávio.


Imagem do rio na região do Vale do Paraíba

Antes desta inovação, a água do rio Paraíba do Sul era analisada a cada bimestre. "Agora será de três em três horas, com rapidez. Um avanço formidável" comemora Magina.O monitoramento das águas do rio Paraíba deverá oferecer subsídios a órgãos envolvidos na ocorrência de eventos extremos de poluição e enchentes e funcionar como um sistema de alerta no caso de acidentes com cargas perigosas.

Informações: www.inpe.br