Em três dias, 12 eventos englobam 140 palestras, 6 tutorias, 6 debates e 6 workshops sobre geoinformação. É o maior e mais importante acontecimento do setor de geotecnolgia da América Latina, que acontece em São Paulo.

O já denominado maior e mais importante conjunto de eventos da América Latina (AL) do setor de geotecnologias, os Congressos GEOBrasil, ExpoGPS/Galileo, GEOInteligência e GEO Óleo e Gás inova em 2005. Com data marcada para os dias 31 de maio, 1 e 2 de junho no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo, o acontecimento irá agregar dois novos fóruns: GEO na Escola e o ExpoLBS, além de 6 workshops.

Não bastasse o sucesso do ano passado, que reuniu mais de 3.200 profissionais entre congressistas e visitantes da feira, o evento de 2005 promete surpreender especialistas e críticos da áreas. "Desde a primeira edição do GEOBrasi, o evento incorpora novas áreas e consolida cada vez mais sua vocação de servir como ambiente ideal para a troca de experiências e geração de novos negócios", afirma Emerson Zanon Granemann, coordenador técnico dos eventos.

Para a sexta edição do GEOBrasil – 6º Congresso e Feira Internacional de Geoinformação, estão confirmados, entre os diversos debates e palestras, o debate "Impacto no mercado da política de distribuição de imagens de satélite CBERS", com presença garantida de José Epiphanio (INPE), Laurent Martin (Engesat) e Cel. Martins Gomes (ICA – Instituto de Cartografia da Aeronáutica).

No dia 01 de junho o tema Sensoriamento Remoto será abordado massivamente, com 6 palestras. Entre elas, "Comparação entre Modelos Digitais de Elevação gerados por sensores remotos orbitais", ministrada por Carlos Roberto de Souza Filho – Instituto de Geociências – UNICAMP, "Panorama atual do mercado de Sensores de Radar Orbitais e Aéreo-transportados. Aplicações, limitações e tendências", com Waldir Paradela – INPE e "Perfilamento a LASER para detecção de construções clandestinas e determinação de altura de edificações", com Denise Rodbard Falat, da Esteio Engenharia e Aerolevantamentos.

Dia 2 é a vez dos Sistemas de Informações Geográficas entrarem em evidência no 6º GEOBrasil. "Portal de informações geográficas – Potencializando a geoinformação online, com Robson J.R. Augusto – SISGRAPH e "Consórcio OPEN GIS = Software Livre ou Software Proprietário. Qual será o futuro?", com Geovane Cayres Magalhães – CPqD serão umas das 6 palestras previstas.

Agronegócio, Mineração, Geomarketing e Geotecnologias nas Prefeituras formarão um ciclo de conhecimento e atualização profissional em todos os dias do Congresso.

O 2º ExpoGPS/Galileo – 2º Congresso e Feira de Posicionamento por Satélite, também promete agregar conhecimento à base dos profissionais que utilizam o posicionamento orbital para medições precisas. Exposição dos lançamentos, palestras e debates abordarão temas sobre: os sistemas Galileo x GPS, integração plena entre as redes públicas e privadas de monitoramento contínuo, novidades na área de GNSS, situações práticas na execução de serviços de georreferenciamento de imóveis rurais e novas aplicações do GNSS na engenharia.

O principal enfoque da segunda edição do Expo-GPS/Galileo será o tema Georreferenciamento de Imóveis Rurais, devido às recentes alterações em sua legislação. "O fato de maior relevância que será abordado neste debate é quanto à questão executiva do georreferenciamento de imóveis rurais", adianta o Engenheiro Agrimensor Hamilton Fernando Schenkel, presidente da Federação Nacional dos Engenheiros Agrimensores (FENEA) e Conselheiro da Câmara de Agrimensura do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA/SP).

O evento Geo Óleo e Gás 2005 – 2º Seminário Internacional de Geotecnologias para Oleodutos e Gasodutos, segundo Ulisses Dias Amado, consultor técnico da TRANSPETRO/PETROBRAS, quer romper com paradigmas a fim de estimular o desenvolvimento de novas tecnologias que venham atender as necessidades das pessoas. "Traremos este ano assuntos ligados a GIS e Geoprocessamento e sua utilidade na indústria", explica. De acordo com o consultor, o acontecimento irá divulgar este ano os casos de sucesso de outras empresas do setor.

Umas das mais importantes palestras do Geo Óleo e Gás 2005 é a já confirmada "GIS aplicado na PETROBRAS Sergipe/Alagoas – Reduzindo custos e potencializando benefícios na exploração e produção de petróleo", com Arionaldo Rodrigues Menezes e Sandro Luís de Medeiros – PETROBRAS. (Mais detalhes você acompanha no artigo GIS na Petrobras, nesta edição.)

O Geointeligência deste ano recebeu uma nova denominação: "2º Seminário e Exposição Internacional de Proteção e Gerenciamento da Infraestrutura de Serviços Públicos". De acordo com Marcos Romano, Coordenador da CEC (Comissão de Entendimentos com Concessionárias da Prefeitura de São Paulo) e palestrante do seminário, os principais objetivos do evento são avaliar a situação atual da infra-estrutura instalada e propor metodologia e ações para a sua proteção.

"O foco do evento este ano é substituir as discussões teóricas por ações práticas. As novidades ficarão por conta das ações já concretizadas nas diversas empresas. Espero a apresentação de ações concretas já implantadas pelas Concessionárias e Permissionárias possam guiar outras instituições ao sucesso", diz Romano.

Entre as palestras do Geointeligência estão a com o tema "Relato da situação atual dos esforços internacionais na Proteção da Infra-Estrutura Crítica", com o palestrante Eduardo Francisco – da AES Eletropaulo, "Uso da geoinformação na Transpetro na proteção de acidentes e na minimização de eventuais danos", que será ministrada por Ulisses Dias Amado – da Petrobras e "Proteção da infra-estrutra crítica na cidade de São Paulo", com Marcos Romano.

GEO Escola

Pela primeira vez será realizado um evento dedicado exclusivamente a professores dos ensinos fundamental e médio, enfocando o setor de geotecnologia. Coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o GEO Escola – 1º Fórum de Geoinformação no Ensino Médio e Fundamental, que acontece no dia 31 de maio, vêm atender no Brasil a forte tendência mundial, desde o final dos anos 90, de levar as geotecnologias para as salas de aula.

Destinado a divulgar as ferramentas existentes nas áreas de geoprocessamento, sensoriamento remoto e GPS para auxiliar o ensino da geografia, ciências, meio ambiente e história nos níveis fundamental e médio, o evento tem como público alvo professores, orientadores pedagógicos e dirigentes de escolas públicas e privadas, bem como todos os interessados no assunto.

Segundo Tânia Sausen, coordenadora o GEO Escola, o evento objetiva mostrar a estes profissionais o recurso poderoso em sala de aula, representado pelas geotecnologias. "Hoje em dia a facilidade de obtenção de imagens de satélite e softwares de geoprocessamento, gratuitamente ou a baixo custo permitiu que estas tecnologias se popularizassem. As imagens de satélite apresentam uma série de informações sobre o meio ambiente e sobre o local onde as pessoas vivem, tornando as aulas sobre geografia e meio ambiente mais ricas e mais interessantes". De acordo com ela, os dados temporais de sensoriamento remoto são extremamente úteis para estudos de história. Além disso, os softwares de geoprocessamento permitem a construção de tutoriais e de bancos de dados que podem servir de auxiliar para os estudos do meio ambiente, feições geográficas, impactos ambientais, fatos históricos e estudos sociais, em sala de aula e seguramente motivar mais os alunos para os estudos.

"As imagens de satélites são bonitas, agradáveis, cheias de cores o que desperta o interesse do aluno, facilitando a assimilação dos conteúdos vivenciados em sala de aula", complementa Ivette Rodrigues, gerente do Programa AEB Escola.

"Estaremos apresentando dois tutoriais fazendo uso do sistema SPRING, um projeto utilizando GPS em sala de aula, a disponibilidade de dados de sensoriamento remoto para serem usados como material didático e relatos de experiências vividas por professores do ensino fundamental", completa Sausen.

ExpoLBS

Um evento que trata especificamente do potencial de exploração da tecnologia A-GPS e gpsOne (inclusão do receptor de GPS no chipset) para o lançamento de novas aplicações de serviços de localização (LBS). É assim que foi idealizado o ExpoLBS – 1º Edição, Fórum de Serviços de Localização Móveis, que será realizado nos dias 1 e 2 de junho. "O LBS irá incorporar a facilidade de se obter informações instantâneas e vitais de posicionamento, utilizando um veículo já amplamente difundido e de fácil acesso como é o caso do aparelho celular. Ele irá disponibilizar também aplicações de grande impacto para o usuário final em áreas tão diversas e importantes como navegação, rastreamento, monitoramento, produtividade, e segurança", diz Ernani Lima da Qualcomm, um dos palestrantes do evento.

Segundo Lima, o fórum tem a proposta de apresentar as Tecnologias de Localização disponíveis para aplicações corporativas nas áreas de vendas, infra-estrutura, manutenção, logística, transportes, segurança e emergência. Entre seus principais temas estão: o impacto no mercado do Celular com GPS, Integração de Tecnologias e Sistemas, Importância dos Provedores de Conteúdo, Aplicações Corporativas, Aplicações Não Convencionais, Situação Atual do Mercado e Tendências, Privacidade x Segurança.

"Acreditamos, a exemplo do que ocorreu em outros mercados como a Ásia, que a chegada dos serviços de LBS em celulares no Brasil irá quebrar o paradigma de utilização dos serviços de localização apenas por empresas especializadas e de grande porte. Assim, iremos observar uma democratização na utilização dessa ferramenta vital para o aumento de produtividade", ressalta Ernani Lima. Para ele, essa quebra de paradigma será possível no momento em que disponibilizarmos a localização de meios críticos de produção de forma instantânea, precisa e com alto valor custo x benefício que são exatamente os objetivos chaves da tecnologia A-GPS – gpsOne.

Feira de negócios

A feira de negócios que integra os seis eventos irá reunir mais de 50 importantes empresas do setor de geotecnologias do país. Santiago & Cintra, Manfra, Alezi Teodoline, Trimbase, Leica, GISPLAN, Sisgraph, Imagem, Intersat, CTGEO, Base Aerofotogrametria, Autodesk, Gempi, Geoambiente, Petrobras, Space Imaging, Base, Esteio, Aeroimagem, Engefoto, ANEA, Digibase, Sisgraph, e Threetek estão entre as confirmadas. A maioria delas representam várias marcas internacionais e estarão apresentando aos visitantes os mais recentes lançamentos em produtos e serviços no mercado.

A IMAGEM Soluções de Inteligência Geográfica apresenta na feira sua nova parceria IMAGEM/SAP, uma extensão natural da parceria mundial ESRI/SAP.

Segundo a empresa, com a integração entre as ferramentas ESRI (das quais a IMAGEM é representante oficial no Brasil) e SAP, os usuários podem compartilhar dados entre os sistemas e utilizar recursos de inteligência para gerenciamento, análise e tomada de decisão. Uma empresa de energia, por exemplo, pode, através do sistema, controlar seus ativos através do R/3 e realizar o gerenciamento e análises espaciais.

Outra aplicação normalmente utilizada é a análise, consulta estruturada e visualização geográfica de dados armazenados no BW, uma ferramenta de data mining da SAP, possibilitando estudos envolvendo inteligência geográfica, como geoestatística e suporte a ações com base em geografia.

"Acreditamos, a exemplo do que ocorreu em outros mercados como a Ásia, que a chegada dos serviços de LBS em celulares no Brasil irá quebrar o paradigma de utilização dos serviços de localização apenas por empresas especializadas e de grande porte. Assim, iremos observar uma democratização na utilização dessa ferramenta vital para o aumento de produtividade"
Ernani Lima – Qualcomm

Outro lançamento da IMAGEM que será apresentado na maior semana de geoinformação da AL é o site de Localização da empresa, que disponibiliza os suplementos no idioma português do ArcGIS 9 (Arcview, ArcInfo, ArcReader) e extensões (Spatial Analyst, 3D Analyst, ArcGlobe) para todos os clientes que adquiriam a versão em inglês destes produtos.

"É um avanço, pois criamos um canal mais rápido para a disponibilização dos suplementos no idioma português e o cliente terá no momento que ele precisar, um banco de dados com todos os sw traduzidos, disponível On-line", diz Ivone Massago, coordenadora do Setor de Localização da IMAGEM.

A GISPLAN, empresa especialista em Sistema de Informações Geográficas, Sensoriamento Remoto e Engenharia de Software estará mostrando suas soluções de sistemas, dados cartográficos, e imagens de satélite, além de cases da empresa.

A Manfra, empresa do setor de venda, locação e assistência técnica de instrumentos para Topografia e Geodésia, já confirmou que irá levar ao evento três novos lançamentos da Leica Geosystems. "A SmartStation, Estação total com GPS RTK (Sistema de Posicionamento Global em tempo real) será um dos destaques do nosso estande. Levaremos também à feira o SPRINTER, nível eletrónico digital fiável que consegue fazer medições isentas de erros, e o Disto, um medidor laser que elimina a necessidade da fita métrica", conta Danilo Sidnei dos Santos, Gerente de Produtos da empresa.

Segundo José Dangnesi, diretor do evento pela Alcântara Machado Feira de Negócios, organizadora da feira, estão sendo esperados 800 congressistas e mais de 3.200 visitantes na feira, nos três dias de evento, resultando num crescimento de aproximadamente 25% em relação ao ano passado.

Mais informações sobre o evento ligue (11) 6096-53-11 ou envie um e-mail para info@geobr.com.br

Saiba mais na internet:
www.geobr.com.br

Workshops

A programação do GEOBrasil deste ano vai incluir seis workshops.

Os workshops até o momento são: "Seminário SELPER – Sociedade Latinoamericana de Especialistas em Sensoriamento Remoto", "Seminário FENEA – Federação Nacional de Engenheiros Agrimensores", "Seminário ISPRS – Sociedade Internacional de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto" (com o tema O papel da ISPRS no mundo da Geomática), "Encontro de Usuários SPRING" , "Seminário GILA – Rede Acadêmica de Geoinformação da América Latina" e "Seminário ABEC – Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos", sendo os dois últimos promovidos pelo INPE.

A Associação Latino-Americana para Desenvolvimento e Pesquisa em Informação Geográfica (GILA – www.dpi.inpe.br/GILA), "versão latinoamericana" da AGILE (Association Geographic Information Laboratories Europe – http://agile.isegi.unl.pt, está entre os workshops mais esperados do evento. Está associação está sendo formada por pesquisadores e instituições que atuam com Informação Geográfica, com o principal objetivo de ampliar as potencialidades das pesquisas relativas a Informação Geográfica na América Latina.

O encontro de usuários do SPRING 2005 (Sistema para Processamento de Informações Georeferenciadas) será outro atrativo do evento. Considerada uma das mais importantes iniciativas do INPE, o eixo "Geoinformação a Serviço da Cidadania", iniciado em 1998, através do SPRING, será apresentado na grade de workshops, marcados para acontecer de 31 a 02 de junho. De domínio público, o sistema serve para os ambientes Windows e Unix (Linux e Sun Solaris), que opera como um banco de dados geográficos, mantendo a identidade dos objetos geográficos em todo banco, administrando dados vetoriais e dados matriciais e facilitando a integração com dados de Sensoriamento Remoto.

O sistema (www.dpi.inpe.br/spring ) provê um ambiente de trabalho amigável e poderoso, através da combinação de menus e janelas com uma linguagem espacial facilmente programável pelo usuário .

Entre os participantes do workshop estarão o gerente do SPRING Dr. Carlos Alberto Felgueiras, o chefe da divisão de Processamento de Imagens Dr. Antonio Miguel Vieira Monteiro e toda a equipe de desenvolvimento e suporte do sistema.

Vale frisar que todos os workshops acontecem em horários diferentes.

Programa Workshop SELPER
31/05

16:30 – 17:00 – SELPER: objetivos, metas e formas de atuação –
Carlos Patillo

17:00 – 17:30 – O Comitê de Docência e Pesquisa da SELPER –
Interação com o WG Education da CEOS e ISPRS

17:30 – 18:00 – O Comitê de Editoração da SELPER – Apoio CONAE/ESA

18:00 – 18:30 – O Comitê de Relações Internacionais da SELPER-A regionalização dos Sistemas CBERS e SAC-C

18:30 – 19:00 – Mesa redonda – A atuação da SELPER na América Latina – Sugestões e Contribuições

Programa Workshop ISPRS
01/06

16:30 – 17:15h – The role of ISPRS in the GEOMATIC World – Prof. Ian Dowman – ISPRS Presidente – Inglaterra

17:15 – 17:50h – Atividades da Comissão Técnica VI-Educaçãoe Comunicação da ISPRS- Prof: Osmar Coelho UNISINOS/ISPRS – TCVI/WG3

17:50 – 18:25h – Sensoriamento Remoto em Regiões tropicais-um novo grupo na ISPRS- Prof. Laurent Polidori – IDR/TCVIII / WG4

18:25 – 19:00h – Cartographic Sciences and GEOMATIC: Research and teaching activities at UNESP – Presidente Prudente – SP- Prof. Antonio Maria Garcia Tommaselli ( UNESP).

Programa Workshop GILA
02/06

16:00 – 16:30 – "Spatial Ontologies", Werner Kuhn, University of Muenster, Germany

16:30 – 17:00 – "GIS and e-learning", Marco Painho, Universidade de Nova Lisboa

17:00 – 17:30 – Projeto eduGI.LA e AGILE Education Working Group (Christoph Brox)

17:30 – 18:00 – AGILE (Mike Gould)

18:00 – 19:00 – Apresentação da GILA, discussões, questões, possível criação (Lucilene/Gilberto)


GEOBrasil 2004