Site da Embrapa Monitoramento por Satélite traz a evolução da área no país

Os satélites de monitoramento dinamizaram estudos em diferentes áreas, revolucionando a forma com que a sociedade busca informações sobre seu território. Imagens de sensoriamento remoto podem informar sobre ambientes próximos e distantes, sendo uma das grandes contribuições da tecnologia moderna para o conhecimento das paisagens e biomas de nosso planeta.

O lançamento e a utilização dos satélites de monitoramento ocorreram a partir da evolução de vários ramos científicos. Trata-se de um tema multidisciplinar que agrega inovações de amplas áreas do conhecimento, incluindo os domínios da física, química, eletrônica, telecomunicações, ciências da computação, ciências da terra, entre outras. Sua aplicação em projetos educacionais vem sendo ampliada durante os últimos anos no Brasil, sobretudo após a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais pelo MEC, no final da década de 90, que insere o eixo de discussão ambiental como um dos temas transversais.

A tecnologia necessária para implantação de sistemas sensores orbitais tem evoluído rapidamente. Metodologias eficazes para extração de informações, derivadas desses produtos, também têm sido desenvolvidas. A democratização desse conhecimento acumulado é um caminho sem volta, sendo potencializada pelos estabelecimentos de ensino em vários níveis, principalmente a partir da formulação de projetos em educação e meio ambiente.

Com o objetivo de cooperar para a disseminação do conhecimento na área de tecnologias espaciais e devido ao grande número de satélites voltados a estudos ambientais com características e aptidões distintas, a Embrapa Monitoramento por Satélite elaborou um website contendo informações técnico-científicas sobre o assunto.

O site "Satélites de Monitoramento" apresenta textos, figuras, tabelas e mapas que ilustram, a partir de uma interface de fácil acesso, os principais instrumentos de sensoriamento remoto orbital que contribuem para o conhecimento de diferentes aspectos ambientais e suas transformações.

A motivação principal para a elaboração desse material foi a possibilidade de informar e servir de suporte a professores, alunos, técnicos, pesquisadores e o mercado de observação da terra e geoinformação em geral sobre as características e potenciais de diversos sensores remotos. Todo o material está disponível na Internet em www.sat.cnpm.embrapa.br.

O site foi organizado em quatro partes. A primeira apresenta as características principais dos satélites mais utilizados em localização e monitoramento de recursos naturais.

As missões que integram o material são: ADEOS II, ALMAZ-1, ALOS, AQUA, CBERS, DMSP, ENVISAT, EROS, ERS, GALILEO, GOES, GPS, IKONOS II, IRS, JERS-1, LANDSAT, ME-TEOSAT, NOAA, OR-BVIEW, QUICKBIRD, RADARSAT, RESURS-01, SACI, SCD, SIR-C, SPOT, SSR e TERRA. Novas atualizações estão sendo feitas para incluir novas missões como SRTM, NPOESS, entre outras.

Cada missão apresenta uma ficha explicativa que introduz o leitor nas considerações básicas a respeito da história e principais característi cas operacionais dos satélites, com figuras e tabelas que contém os seguintes dados: país responsável, data de lançamento, situação atual, órbita, altitude, inclinação, horário de passagem, principais sistemas sensores, entre outros. Em seguida, apresenta uma tabela com as características dos sistemas sensores, suas principais aplicações e as fontes de dados utilizadas para levantamento das informações, incluindo diversos links. Finalizando esta seção, são incluídos exemplos de imagens e anexadas legendas explicativas e animações, quando disponíveis, que ilustram a órbita ou características de imageamento dos sensores.

A segunda parte do site enfatiza a contribuição que cada país ofereceu ao desenvolvimento da tecnologia espacial em nível mundial, apresentando, em forma de tabelas e mapas, dados sobre a quantidade de satélites lançados por países, os satélites em fase de teste, os desativados e perdidos e o total de satélites lançados, incluindo os militares e de telecomunicações (Figura 1).

pag32 1 Uma Sinopse Interativa sobre Satélites de Monitoramento
Figura 1: Contribuição dos principais países no lançamento de satélites (Fonte: The Satellite Encyclopedia, www.tbs-satellite.com/tse)

A terceira parte do material foi dedicada à comparação entre os principais sistemas sensores, suas resoluções espaciais, espectrais e temporais, possibilitando ao leitor uma visualização sinóptica de suas potencialidades de aplicação em diversos projetos no Brasil e no mundo (Figura 2).

pag33 1 Uma Sinopse Interativa sobre Satélites de Monitoramento
clique na imagem para amplia-la
Figura 2. Sensores e resoluções dos satélites de monitoramento

O site ainda permite o acesso aos projetos desenvolvidos pela Embrapa Monitoramento por Satélite, segundo grandes categorias temáticas. São exemplos que podem ser utilizados durante aulas, palestras, trabalhos escolares ou unicamente explorados pelos usuários que desejam conhecer o potencial do sensoriamento remoto e da geoinformação em várias escalas espaciais e temporais.

Após essa fase de levantamentos básicos e organização dos dados, as próximas etapas a serem desenvolvidas pelo projeto visam inserir novas missões espaciais que estão surgindo no cenário atual; atualizar as informações sistematicamente, pelo menos uma vez por ano, já que o tema abordado é extremamente dinâmico; inserir novos conteúdos e exemplos de aplicações para cada sistema sensor; acrescentar outras atividades educativas no material, tais como jogos e apostilas, oferecendo o conteúdo teórico e também propostas de exercícios práticos.

O material terá também uma versão em CD-ROM e será distribuído no estande da Embrapa Monitoramento por Satélite durante o GEOBrasil 2005.

Mateus Batistella
mb@cnpm.embrapa.br

Cristina Criscuolo
criscuol@cnpm.embrapa.br

Informações na internet: www.sat.cnpm.embrapa.br