A Nasa (Agência Espacial Norte-americana), lançou, no começo de maio, um novo satélite ambiental. O instrumento é parte do programa de observação terrestre conduzido em conjunto com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (Noaa).

"O satélite é uma peça fundamental para estabelecer um eficiente sistema de observação global, uma vez que reforçará nosso conhecimento sobre o atual estado ambiental de todo o planeta", disse Gregory Withee, administrador da Noaa.

O novo satélite, intitulado Noaa-18, funcionará em conjunto com o Noaa-17 e substituirá o Noaa-16, em operação desde 2000.

Com órbita polar, o satélite deverá coletar dados da superfície e da atmosfera terrestre que serão usados para o desenvolvimento de modelos de previsão do clima, além de possuir instrumentos de Localização para Busca e Resgate, que auxilia na identificação de situações de emergência, especialmente em alto-mar.

O Noaa-18 é o décimo quinto de uma série de satélites com órbita polar lançados desde 1978. O próximo deverá ser colocado em órbita em dezembro de 2007.