A partir de dados do radar meteorológico da UNESP, em Bauru, o INPE resgatou imagens de satélite que mostram a passagem de um tornado no município de Lençóis Paulista, em maio de 2004.

Gravada cinco dias depois, a imagem do CBERS-2 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) revela toda a trajetória do tornado, que percorreu mais de 11 quilômetros. “Esse recurso também é muito importante para avaliar a extensão dos danos causados, mostrando quanto da cobertura da terra foi modificada”, diz o pesquisador Paulo Martini, do INPE. O estudo é feito a partir de imagens da região atingida gravadas antes e depois do fenômeno meteorológico. Para isso são utilizados dados do CBERS.

O INPE e o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da UNESP devem continuar o monitoramento de fenômenos severos, como tornados, com a ajuda do sensoriamento remoto orbital. “Esse radar fornecerá ao INPE as coordenadas dos eventos meteorológicos, e daí seus “rastros” serão buscados nas imagens de satélite”, explica Martini. O equipamento de Bauru tem alcance de 450 Km.

A parceria entre INPE e UNESP/Bauru está colaborando para avaliar danos às lavouras. “Serve também para se ganhar experiência na detecção e reconhecimento no terreno de acidentes naturais acelerados, usando como suporte as imagens do CBERS”, conclui o pesquisador do INPE. Na UNESP, o trabalho está sendo conduzido pelo pesquisador Maurício de Agostinho Antônio.

Informações do INPE