Por Thais Alckmin

LAUC 2005 inaugura novo conceito de evento no Brasil para apresentar uma geoinformação menos tecnicista, transmitindo a idéia da tecnologia a serviço do homem

A XII Conferência Latino-Americana de Usuários ESRI – LEICA GIS (LAUC 2005) reuniu cerca de 700 pessoas de 21 a 23 de setembro no Rio de Janeiro. O evento, que aconteceu na Marina da Glória, contou com a presença de diretores e presidentes de importantes companhias nacionais e estrangeiras que fornecem ou utilizam a geotecnologia. Foram três dias de conferências sobre a tecnologia e sua aplicação nos negócios. Tiveram destaque especial no evento os cases apresentados por usuários de diferentes segmentos, tais como utilities, telecom, óleo e gás, meio ambiente, entre outros.

A Imagem foi a responsável pela organização do evento. De acordo com Enéas Brum, presidente da empresa, a LAUC 2005 foi um sucesso. Como característica mais importante do evento, Enéas cita a excelência do conteúdo técnico: "Foram apresentadas as últimas novidades no desenvolvimento das geotecnologias". No primeiro dia, a LAUC contou com os principais expoentes do mercado internacional. "Tivemos reunidos os principais executivos das empresas ESRI, LEICA, Spot, DigitalGlobe e Trimble. Foi um momento único num evento desse tipo na América Latina".

Nos demais dias, os usuários puderam acompanhar a exposição de cases de sucesso e aplicações operacionais nos diversos segmentos, bem como workshops específicos nas áreas de telecomunicações, utilities, educação e meio ambiente. "A LAUC se tornou um elemento vital para a formação e consolidação da comunidade de usuários de geotecnologia. Posso dizer que o evento representa um marco na estruturação de um ambiente de integração e cooperação em nosso setor", afirma Enéas Brum.


Foto: Cristina Vieira

Cultura tecnológica

Além da conferência, os cursos que antecederam o evento serviram para aproximar o usuário das empresas que fomentam a tecnologia. Como afirma Giandri Machado, gerente de produtos da Imagem, "desenvolvemos um programa nunca antes realizado no Brasil de capacitação com certificação internacional das tecnologias ESRI e LEICA. A qualidade desses cursos é a mesma que a Imagem freqüentemente oferece mas, neste caso, a presença de profissionais das maiores empresas de geotecnologia do mundo pôde estreitar os laços com o usuário, desmistificando essa distância".

Usuários novos e experientes de cerca de cem empresas foram treinados durante os cursos pré-evento, que contaram também com a participação ilustre de pesquisadores da Embrapa, Unicamp, entre outros. "Além da capacitação e geração de comunidade, os cursos nos ajudaram a receber e preparar os usuários que, pela primeira vez, participariam de um evento como este", conclui Giandri.

Depoimentos

Confira a opinião de alguns participantes da LAUC 2005:

"A LAUC 2005 superou minhas expectativas pelos seguintes critérios: a excelente localização geográfica, a brilhante organização do evento, a oportunidade de conhecer tecnicamente as recentes e futuras versões dos produtos ESRI/Telvent e pela quantidade significativa de pessoas participantes, considerando ser o primeiro evento realizado no Brasil. O evento reforçou o comprometimento com a comunidade de usuários e de clientes dos produtos ESRI/Telvent no Brasil, no que se refere ao suporte técnico e comercial localmente, bem como o potencial de ampliação no mercado interno para novos clientes, ampliando esta comunidade".

Marco Afonso
Gerente de TI para Sistemas Técnicos da AES Eletropaulo

"O maior êxito da Conferência é ter conseguido mostrar aos participantes como a tecnologia GIS pode ajudar a tomar melhores decisões, a sermos mais eficientes, a conseguir comunicarmos melhor e administrar melhor os nossos recursos e os do nosso planeta. A Conferência foi como a Fórmula 1: nem a chuva tirou o brilho. E teve um grande vencedor, todos nós, participantes".

Carlos Vidal
Diretor da Geosystems – Distribuidor ESRI da Bolívia

"O nível das palestras foi extremamente alto, trazendo aos participantes uma série de experiências que agregaram valor, principalmente no que tange aos cases apresentados. Para nós da Brasil Telecom foi muito proveitoso, nos propiciando uma série de novas idéias e rumos para futuros trabalhos em GIS. A LAUC 2005 foi muito bem organizada, com ótima localização e com empresas de renome no setor. Esse evento proporcionou aos convidados, em poucos dias, muito conhecimento e inovação tecnológica".

Felipe Carneiro Gonçalves Gomes
Gerente de Inteligência de Mercado da Brasil Telecom

"A LAUC 2005 foi um dos melhores eventos sobre GIS que já aconteceram no Brasil. Além da escolha do local, que favoreceu bastante a participação de pessoas vindas de outros países, o evento também foi muito focado e direcionado aos participantes que utilizam a tecnologia ArcGIS – LEICA e produtos relacionados. O encontro também contou com diversos tipos de palestras e seminários, direcionados aos mais variados objetivos, como a evolução da tecnologia, a sua utilização em diversos tipos de necessidades e negócios, além de uma feira de exposições. Além disso, tivemos trocas de informações e experiências com profissionais de outras empresas e a realização de uma reunião exclusiva, firmando compromissos de parceria entre Copel, ESRI e sua representante no Brasil, a Imagem".

Paulo Romanel
Gerente de TI para Distribuição de Energia Elétrica da Copel

"O evento foi muito bem preparado e de nível internacional. Já participei de duas conferências de usuários ESRI em San Diego e fiquei muito satisfeito com a dimensão desse evento latino-americano. A relação de palestras atendeu a contento o público a quem se destinava, seja pelo alto nível dos trabalhos exibidos, seja pela aplicação nos negócios das empresas. O local escolhido foi muito feliz: a cidade do Rio de Janeiro atrai participantes de todos os lugares pelas óbvias vantagens turísticas da cidade. Além de permitir a participação de vários colaboradores da Telemar no evento, nas palestras técnicas e de negócios, pudemos conhecer novos produtos nos stands das empresas. Este evento abre a cabeça do nosso time para outras experiências e iniciativas que também poderemos vir a seguir. Além disso, a LAUC 2005 teve o efeito de aproximar mais a comunidade GIS do Brasil".

Thales Ribeiro Motta Júnior
Gerência de Cadastros da Telemar

"O ponto alto do evento foi a troca de experiências entre profissionais de diversas áreas, onde foi possível fazer uma avaliação dos produtos utilizados para desenvolvimento da nossa solução, qual a perspectiva de vida da mesma e os custos envolvidos".

Ladislau Silveira
Coelba

"A LAUC 2005 foi além de todas as expectativas. Com ela, nós e nossos usuários tivemos a oportunidade de entrar em contato com uma grande quantidade de experiências, conhecimento e tecnologia GIS. Isso permitiu uma troca de experiências técnicas de alto nível. O evento serviu também como um grande suporte para iniciativas GIS na região. Para nós, usuários mexicanos, a conferência facilitou a consolidação de parcerias com outras organizações na América Latina e nos deu a oportunidade de compartilhar nossas habilidades e conhecimentos com essas instituições".

Alfonso Davila de Icaza
Desenvolvedor de Negócios da SIGSA – Distribuidora ESRI do México

"A qualidade técnica das palestras estava muito boa e de alto nível. Gostei especialmente das apresentações de outras concessionárias, com destaque para a da CRE (Bolívia) e a da AES Eletropaulo. O local dispensa comentários. Teria sido um pouco mais bonito se os dias fossem ensolarados, mas aí o calor poderia incomodar um pouco. Então foi tudo na medida certa, até o clima. O ponto forte foi o encontro de pessoas envolvidas em uma mesma atividade com seus pares e com fornecedores de soluções de alta tecnologia. Todos aqui da CEMIG trouxeram algo novo na bagagem e já estamos avaliando a adoção de algumas das soluções apresentadas. Espero poder estar presente no próximo evento, em Buenos Aires".

Roberto Coelho de Berrêdo
Engenharia e Coordenação da Expansão da Distribuição da CEMIG

"A organização da LAUC, o planejamento, a localização na Marina da Glória: tudo foi muito bem feito e os parceiros e participantes gostaram bastante. Além da abordagem profissional e bem focada, eu fiquei muito impressionado com a qualidade dos participantes. Todos com quem eu falei estavam muito focados na aplicação da tecnologia geoespacial nos negócios. Isso foi muito encorajador para mim porque as outras conferências das quais eu participei, em outras partes do mundo, eram mais centradas na tecnologia. Para mim, a habilidade dos participantes da LAUC em manter-se efetivamente atualizados com a tecnologia enquanto a aplicam aos seus negócios ou à necessidade de seus clientes é muito interessante. Sei que nossa equipe toda ficou muito satisfeita com a conferência. Os cursos pré-evento foram bem recebidos e tiveram uma boa participação".

Steve Jennings
LEICA Geosystems

"Nota 10! A LAUC 2005 foi um grande sucesso na minha opinião, incluindo os participantes, palestrantes, a localização e os stands da feira. Para a DigitalGlobe, um dos maiores benefícios que o evento trouxe foi a interação com parceiros e clientes para um melhor entendimento do mercado e de suas necessidades, além da possibilidade de conversar sobre projetos específicos e planos para o seu melhor desenvolvimento".

Eric Hansen
Gerente de Vendas da DigitalGlobe

"Para a Trimble, foi um dos eventos em que tivemos a maior participação de clientes e interesse em nossos produtos. Definitivamente, a aliança entre a Trimble e a ESRI tem sido de grande benefício para ambas as partes. O complemento de tecnologias permite que os clientes tenham acesso ao que há de melhor no mercado para atividades de campo com GPS. Sob todos os pontos de vista, as oportunidades de negócios foram excelentes e a organização foi a melhor possível. Acredito que os pontos fortes do evento foram: mostrar que o GIS Móvel chegou no mercado para ficar; mostrar que a aliança entre Trimble e ESRI traz os maiores benefícios para os clientes; e que o Rio de Janeiro reúne as melhores características para eventos desse tipo. Por fim, as atividades sociais em torno do evento foram ideais para estreitar as relações com nossos clientes na região".

Mauricio Jaimes
Gerente de Vendas Regional da Trimble

Ideal de união de mercado marca o evento

Presidente mundial da ESRI e diretor geral da Imagem dizem que cooperação é a opção para o crescimento
Por Andrea Greca Krueger

A LAUC 2005 foi marcada principalmente pelos ideais de integração e colaboração entre as empresas. O compartilhamento de experiências para fomentar uma maior união do mercado foi amplamente estimulado durante os três dias de evento.

Enéas Brum, presidente da Imagem, abriu o encontro com um discurso baseado nas diversas aplicações das tecnologias, destacando o uso de imagens de satélite para o desenvolvimento social e econômico – como exemplo, foi citada a atualização cartográfica do Paraná.

Segundo Brun, a participação de todos os usuários de geoinformação é essencial para o crescimento da comunidade. "É preciso que todos se integrem para ajudar o continente a evoluir", disse, "pequenas mudanças criam grandes evoluções". O empresário destacou ainda o quanto é importante considerar o meio ambiente em planos empresariais, confirmando a crescente preocupação com o tema também no mercado da geotecnologia.


Enéas Brum, presidente da Imagem. Foto: Cristina Vieira

Enéas espera ver um compartilhamento efetivo. De acordo com ele, "se conseguirmos dividir o que sabemos, a comunidade andará. E a comunidade andando perceberemos que o mundo também caminhou".

Jack Dangermond

A ausência de Jack Dangermond, presidente da ESRI, foi bem contornada com um simpático e explicativo vídeo gravado especialmente para a LAUC. Dangermond falou ao lado do diretor de tecnologia da empresa, David McGuire, sobre as novidades da ESRI. "Em 35 anos nunca fomos capazes de tanto progresso quanto neste último ano", orgulhou-se.

Ele disse que eventos como a LAUC são importantes para compartilhar, conferir as realizações da empresa, aprender e observar. "Feedbacks fazem os produtos se desenvolverem".

No final do vídeo, Jack afirmou que a ESRI desenvolve produtos para facilitar a vida do usuário, para quem o grande desafio é conseguir tirar proveito de todas as aplicações disponíveis. Para o futuro, a companhia planeja desenvolver a força de trabalho através de apoio a universidades, faculdades e sociedade de um modo geral. "Isso nos ajuda a crescer", finalizou.

Projeto GIS Escola

Parte desse projeto de crescimento citado por Dangermond foi representada no evento com chão de quebra-cabeça e parede de arco-íris.

Chamado de "GIS Escola", o pedaço lúdico da Conferência Latino Americana de Usuários ESRI – Leica GIS foi invadido no segundo dia da feira por cerca de cinqüenta alunos de sexta a oitava série do Colégio São Vicente de Paulo. Graças à iniciativa das professoras de Geografia Mônica Roque e Roseli Vasconcellos, as crianças assistiram a vídeos sobre preservação ambiental e aprenderam de forma divertida e didática a importância e as aplicações do sensoriamento remoto no dia-a-dia . "Aqui elas também puderam ver o funcionamento de um satélite", disse Roseli, satisfeita com a visita. A idéia surgiu depois que as duas participaram de um curso de incentivo ao uso de sensoriamento remoto na educação, realizado pelo INPE. "A proposta era estimular os meninos e meninas a usar a tecnologia sem medo", conta Mônica, já vendo pequenos geógrafos a sua frente.

Crianças se divertem no estande do GIS Escola. Foto: Cristina Vieira