O americano Geoff Zeiss, diretor de tecnologia da Autodesk, possui um blog onde fala sobre diversos assuntos relacionados à tecnologia geoespacial.

Sempre atualizado, o diário eletrônico Between the Poles pode ser acessado em http://geospatial.blogs.com . No site, Zeiss descreve suas experiências com os mais variados programas, comenta sobre sua participação em eventos ao redor do mundo, antecipa novidades do mercado e divulga links de sites similares – inclusive blogs pessoais de outros especialistas da área.

Experiência

Com 20 anos de experiência na indústria de softwares geoespaciais e há mais de 10 anos trabalhando com serviços públicos, comunicação e TI, Geoff pesquisa soluções geoespaciais para grandes empresas em todo o mundo. É palestrante freqüente nos eventos da GITA na América do Norte, Austrália e Japão e em congressos internacionais.

Em entrevista exclusiva a InfoGEO durante o GEOBrasil Summit 2006, Zeiss apresentou detalhes sobre a participação da Autodesk no Open Geospatial Consortium (OGC) e falou que o mercado caminha para um formato de arquivo geoespacial padrão.

Sobre a possibilidade de um dia a empresa lançar um software livre de CAD, Zeiss sorriu e disse que é o que todo mundo quer, porém alguns programas, como o MapGuide por exemplo, são mais propícios a serem softwares abertos, enquanto outros, como o AutoCAD e o AutodeskMap, são softwares que já têm vários anos de desenvolvimento e deverão continuar como programas proprietários.

A comunidade brasileira que trabalha com open source impressionou Geoff, especialmente o encontro de usuários de MapServer que aconteceu em Itajaí e o trabalho do INPE com a biblioteca TerraLib e com o software TerraView.

Para ele, os softwares open source podem ser uma boa opção para países em desenvolvimento como o Brasil.