Eduardo Freitas Oliveira, engenheiro cartógrafo e assessor editorial da revista InfoGEO, conferiu as novidades do mercado no Encontro Latino-Americano de Usuários de Tecnologia de Informação Geográfica (TIG 2006) e XIII Conferência Latino-Americana de Usuários ESRI e Leica Geosystems, que aconteceu de 25 a 27 de outubro no Hotel Los Tajibos, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Segundo Eduardo, a maioria dos palestrantes considera este o momento mais eufórico na história do GIS, devido às amplas possibilidades de uso e inevitável popularização da tecnologia. No congresso foram abordados assuntos de grande importância para o mercado, como servidores de dados geográficos, serviços via web, infraestrutura de dados espaciais, etc..

As principais novidades, apresentadas em vários workshops, foram as novas ferramentas e funcionalidades do ArcGIS Desktop 9.2 e do ArcGIS Server 9.2. De acordo com um executivo da ESRI, os servidores são a “nova onda” do GIS.

Participaram da feira as empresas HP, ESRI, Leica Geosystems, Telcordia, Geosystems Mapping Solutions, Laserfiche, Space Imaging, MundoGEO, Softelec e Trimble. A Chaos Systems também tinha um estande na feira e estava à procura de empresas para representá-la na América Latina.

As próximas edições do encontro de usuários já estão marcadas. Em 2007 será na República Dominicana, entre os dias 31 de outubro a 2 de novembro. Em 2008, o evento acontecerá no Chile, em 2009 na Argentina e no ano posterior, no Brasil.

+Informações
www.geosystems.cc/tig2006.php